segunda-feira, junho 07, 2004

DIA 8 - BEM ME QUER... MAL ME QUER... BEM ME QUER... MAL ME QUER... ENTREVISTA DE RUA A NICOLAU MAQUIAVÉL.

Lamentavelmente, acabei de concluir que o «sinhor» Miguel Portas - mesmo depois do seu périplo pelas prisões - não chegou a conhecer o Nicolau.

Contudo nós saímos à rua e fomos no seu encalço encontrando-o sentado na esplanada da 'Brasileira' a tomar o seu café e a ler o que sobrou do Expresso do passado fim-de-semana. Após uma breve troca de palavras simpáticas, Nicolau - Nico para os amigos - confessou à nossa equipa de reportagem, que estava muito entusiasmado com o facto do Euro 2004 ser em Portugal e - ainda que estivesse a torcer pela selecção italiana - mal podia esperar pela distribuição das bandeirinhas a ter lugar na próxima quinta-feira, pois também tinha todo o interesse em ver a selecção portuguesa a jogar.

Quando lhe perguntámos sobre os governantes «whether it be better to be loved than feared or feared than loved?» O Nico colocou um ar mais sério e respondeu:

«It may be answered that one should wish to be both, but, because it is difficult to unite them in one person, is much safer to be feared than loved, when, of the two, either must be dispensed with. Because this is to be asserted in general of men, that they are ungrateful, fickle, false, cowardly, covetous, and as long as you succeed they are yours entirely; they will offer you their blood, property, life and children, as is said above, when the need is far distant; but when it approaches they turn against you. And that prince who, relying entirely on their promises, has neglected other precautions, is ruined; because friendships that are obtained by payments, and not by greatness or nobility of mind, may indeed be earned, but they are not secured, and in time of need cannot be relied upon; and men have less scruple in offending one who is beloved than one who is feared, for love is preserved by the link of obligation which, owing to the baseness of men, is broken at every opportunity for their advantage; but fear preserves you by a dread of punishment which never fails.»

(...)

Esta entrevista pode ser ouvida na integra durante o jornal da noite.

domingo, junho 06, 2004

DIA 7 - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE QUALQUER COISA...

Hoje é domingo, o dia mais estúpido da semana. O dia que precede a segunda-feira e em que as famílias 'happy meal' vão passear para os centros comerciais, numa vã tentativa de queimar os últimos cartuxos antes do próximo dia de trabalho.

Este é também o dia em que se aproveita para se fazer uma boa acção e levar os sogros a arejar, para ver se lhes sai aquele cheiro de naftalina, que meia volta fica entranhado nas narinas e não sai nem por nada.

Costuma ir-se de manhãzinha para aproveitar que o hipermercado ainda está aberto e costuma levar-se os 'putos' irrequietos, para que estes possam berrar à vontade na zona dos brinquedos e incomodar o turista mais desprevenido.

O trânsito desordenado de carrinhos de bébé - causado pela falta de sinalização camarária - congestiona os corredores até por volta da hora de almoço, altura em que estes são habilmente estacionados nos 'MacDonalds', nos 'Pizza huts' e nos 'Franguinhos da Guia'. Contrariamente ao que se possa pensar, estes indígenas não seleccionam estes estabelecimentos por serem mais ou menos baratos, mas sim porque nos três é permitido comer com as mãos sem parecer mal. É como se tratasse de um retorno aquilo que há de primitivo em cada um, sem que por isso se seja socialmente julgado como bárbaro.

Os domingos são igualmente dias privilegiados para dar descanso à EPAL. Os banhos ficam - na melhor das hipóteses - adiados até segunda-feira e quem não gostar, ou se sentir mais incomodado com algum odor um pouco mais forte, pode sempre solicitar ao exército português as máscaras normalmente utilizadas no combate à guerra química e bactereológica.

Nestes dias é também muito normal ver-se, nas estradas portuguesas, condutores e penduras cuja média de idades - em conjunto - deve rondar entre os 100 e os 150 anos. De acordo com as regras do IPPAR, estes espécimes devem ser conservados visto que constituem uma forma de património histórico. Por este motivo não devem ser vandalizados.

Por fim, resta-me dizer que o único aspecto positivo dos domingos é o de saber que no dia seguinte volta tudo ao normal.

sexta-feira, junho 04, 2004

DIA 5 - ROCK IN RIO - LISBOA

Finalmente um dia com música decente e uma audiência muito bem composta. Temo de pensar que depois de um dia fabuloso destes, vamos ter de levar com a 'Britney Spears'... digo-vos, não é nada justo.

...

Será que ainda vou a tempo de comprar bilhetes para o dia dos 'Linkin Park' no Super bock, super rock?...

...

Que mania esta de deixar tudo para a última da hora...

DIA 5 - 800, MAIS COISA... MENOS COISA.

Hoje apetece-me falar de algo completamente diferente...

Hoje de manhã ouvi na rádio que o Ministério da Educação ía fechar cerca de 800 escolas do 1º ciclo em todo o país, sendo que a maioria se concentra no norte do país. Contudo, poucos são aqueles que se dignam a dar-lhe a devida importância, preferindo outros temas muito mais mediáticos. De facto, este tema da educação não é nada mediático se não versar sobre estudantes universitários amotinados e revoltados com o pagamento, vil e injusto de 600 € por ano, de propinas. Mas adiante, estava a falar de escolas do 1º ciclo e da sua pouca importância para a vida do português no seu dia-a-dia.

A primeira coisa que ocorre ao 'portuguesinho' assim que ouve uma notícia destas é logo tecer considerações - do género 'Malandros; Patifes'- acerca do governo, porque cortou o orçamento para a educação. Infelizmente, não me parece que o problema seja de agora e nem me parece que tenha sido algo completamente imprevisível pois basta olhar para os números de natalidade em Portugal, para saber que a médio e longo prazo vão existir problemas deste género. E se a estes números juntarmos as deslocações da população do interior para o litoral, parece-me lógico que a situação tenda para se agravar.

Na edição online do DN, refere uma fonte do gabinete do Secretário de Estado Abilio Morgado, que se trata de uma 'optimização da rede'. Pois que outra resposta haveria de haver? É gestão a curto prazo, pois é. Podia ser uma gestão a médio e longo prazo, pois podia, mas é aqui que as coisas deixam de funcionar por incapacidade de coordenação, de estratégias a longo prazo, de todos os intervinientes políticos. E porquê? Perguntar-se-iam os mais curiosos. Porque os temas 'aumentar a natalidade' e 'fixar populações', não recaiem na esfera do Ministério da Educação e passam sim pelo incentivo à constituição de familias, que por si são a base de toda uma sociedade.

Fechar 800 escolas para optimizar a rede pública, até pode parecer que não tem grandes consequências, até porque os professores dos quadros têm o seu lugar assegurado. 'So what?' os professores dos quadros têm sempre o seu lugar assegurado. São funcionários públicos! Mas e daí o movimento das mães de Bragança, para expulsar as senhoras dedicadas a um modo de vida alternativo, também parecia que não teria grandes consequências até rebentar com toda a economia local (e diga-se que não resolveram o problema, mudaram-no foi de sitio sendo que os espanhóis agradeceram a delicadeza).

É claro que não vou dizer que estou contra o encerramento destes estabelecimentos de ensino. Sustentá-los artificialmente seria um desperdício de recursos, agora estou contra o facto de quem pode - e quem tem conhecimento destas questões de fundo - não ter nem coluna dorsal nem 'os ditos' no sitio, para inverter esta situação enquanto é tempo.

E com isto, não me refiro em particular a membros do actual governo (embora o pudesse fazer visto que ainda me lembro bem da importância que foi dada a estes temas no Coliseu dos Recreios), nem a membros do governo anterior. Refiro-me sim, a TODOS aqueles que ao longo do tempo poderiam ter feito alguma coisa e não o fizeram, e a TODOS aqueles que podendo fazer alguma coisa, continuam a não fazer.

Bom, e este é o meu breve pensamento do dia. Agora vou trabalhar.