segunda-feira, maio 31, 2004

Dia 1 - A PROPÓSITO DO TEMPO DE ANTENA

Já não bastava termos de levar com a história da Casa Pia (diga-se que há muito tempo que ninguém chateava o pessoal com isso, é verdade. Aliás depois da vitória do Grande Dragão Alado, que deu para encobrir mais um aumento na gasolina, só cá faltava o circo do costume), ainda temos de levar com meia hora de tempo de antena por causa das eleições europeias.

Está mal...

Mas o pior ainda não é isso. O pior é que nos obrigam a ver aqueles spots de propaganda que conseguem encaracolar as unhas dos pés de qualquer um. Mas comecemos pelo início.

Estava eu deitadinho na minha cama a praticar o zapping (desporto muito comum aos portugueses parece), quando eis que me deparo com o tempo de antena. Tentei mudar de canal, mas estavam todos a dar o mesmo. Por isso, assim como assim, prometi a mim mesmo que iria ver apenas um partido político a dizer de sua justiça.

E assim foi, comecei logo por ver a coligação 'Força Portugal' (que nada tem a ver com o 'Forza Itália' do «tio» Berlusconi), juro-vos que considerei o spot fantástico. De uma originalidade extrema e digo mais, qualquer pessoa com um Q.I acima de 50 era incapaz de tanta genialidade. Quem - algum dia - se lembraria de usar um ruído, que descamba entre o rap e o hip-hop, para anunciar as ideias de dois partidos políticos para a europa? Aliás, uma pessoa olha para a União Europeia, e para aqueles eurocratas todos, e vê-se logo que a música que mais se enquadra é o rap e o hip-hop.

Ah pois... mas isto é suposto ser dirigido para a população em geral e não para os eurocratas... Pensando um pouco no assunto (mas não muito, que estou desabituado destas lides), fico preocupado com o nível de conhecimento que os partidos políticos pensam que têm do seu eleitorado. Depois fico igualmente preocupado com o facto dos partidos políticos pensarem, que as pessoas - acometidas por uma súbita consciência de dever cívico - vão a correr para as urnas no dia 13, principalmente quando a grande maioria não sabe o que é a U.E e aqueles spots para além de não explicarem nada, focam assuntos do âmbito da política interna que ainda por cima - e visto que afecta o bolso de todos - era preferível que não focassem.

«Ó valha-nos Deus»! A sério meus amigos, se estiverem a ler isto, NÃO VOTEM!...

4 comentários:

crack disse...

Ora até que enfim!
E eu a pensar que nunca mais chegava este dia!
Agora, ao trabalho: neurónios a funcionar e dedo na tecla! Desistir é proíbido.
Até aqui o seu velho amigo crack vai prometer, solenemente, uma passagem diária ... mesmo que muito fora de horas!
Vá-se a eles!

Eu sei disse...

Eu sabia ... não conseguiste resistir. A propósito ... dia 13 de Junho há eleições?! Pensava que os spots e outdoors pretendiam anunciar uma qualquer luta da lama patrocinada pela UE. Sim, porque se alguém se der ao trabalho de ir de site em site de cada um dos partidos poderá ver que todos eles são altamente revolucionários nas suas propostas (propostas, quais propostas?!). Pelo andar da carruagem, dia 13 vai haver fila...para as praias da Costa da Caparica, Vila Moura e outras. Filas nas assembleias de voto só mesmo das moscas, pois vão ser os são os locais mais fresco e vazios do dia.

Eu sei disse...

Eu sabia ... não conseguiste resistir. A propósito ... dia 13 de Junho há eleições?! Pensava que os spots e outdoors pretendiam anunciar uma qualquer luta da lama patrocinada pela UE. Sim, porque se alguém se der ao trabalho de ir de site em site de cada um dos partidos poderá ver que todos eles são altamente revolucionários nas suas propostas (propostas, quais propostas?!). Pelo andar da carruagem, dia 13 vai haver fila...para as praias da Costa da Caparica, Vila Moura e outras. Filas nas assembleias de voto só mesmo das moscas, pois vão ser os locais mais frescos e vazios do dia.

Anthrax disse...

Amigos Crackdown e Eu sei!! Que bom vê-los pelos meus dominios. :)

É verdade, fiquei mesmo siderado com o tempo de antena ontem... E no que respeita aos cartazes, anda por aí muita gente chocada com a capacidade do BE em colocar tantos outdoors. Se querem que vos diga, não compreendo a razão de tanto espanto. Se estivermos a falar de financiamento para a produção dos ditos 'papeluchos', é de conhecimento geral que as impressões a duas cores são sempre mais baratas do que imprimir um arco-iris. Se estivermos a falar de aluguer de placares comerciais, não acredito que os partidos políticos optassem por esse tipo de sistema (mas e daí, este raciocínio depende de quão profundo é o tipo de defiência mental dos sujeitos envolvidos). E se estivermos a falar de fontes de financiamento, bom... devem ser as mesmas que financiam os restantes partidos, logo não percebo onde é que está o drama.

Mas sim, a corrida às urnas vai ser um espectáculo lindo. Vai vai.