segunda-feira, maio 31, 2004

Dia 1 - A PROPÓSITO DO TEMPO DE ANTENA

Já não bastava termos de levar com a história da Casa Pia (diga-se que há muito tempo que ninguém chateava o pessoal com isso, é verdade. Aliás depois da vitória do Grande Dragão Alado, que deu para encobrir mais um aumento na gasolina, só cá faltava o circo do costume), ainda temos de levar com meia hora de tempo de antena por causa das eleições europeias.

Está mal...

Mas o pior ainda não é isso. O pior é que nos obrigam a ver aqueles spots de propaganda que conseguem encaracolar as unhas dos pés de qualquer um. Mas comecemos pelo início.

Estava eu deitadinho na minha cama a praticar o zapping (desporto muito comum aos portugueses parece), quando eis que me deparo com o tempo de antena. Tentei mudar de canal, mas estavam todos a dar o mesmo. Por isso, assim como assim, prometi a mim mesmo que iria ver apenas um partido político a dizer de sua justiça.

E assim foi, comecei logo por ver a coligação 'Força Portugal' (que nada tem a ver com o 'Forza Itália' do «tio» Berlusconi), juro-vos que considerei o spot fantástico. De uma originalidade extrema e digo mais, qualquer pessoa com um Q.I acima de 50 era incapaz de tanta genialidade. Quem - algum dia - se lembraria de usar um ruído, que descamba entre o rap e o hip-hop, para anunciar as ideias de dois partidos políticos para a europa? Aliás, uma pessoa olha para a União Europeia, e para aqueles eurocratas todos, e vê-se logo que a música que mais se enquadra é o rap e o hip-hop.

Ah pois... mas isto é suposto ser dirigido para a população em geral e não para os eurocratas... Pensando um pouco no assunto (mas não muito, que estou desabituado destas lides), fico preocupado com o nível de conhecimento que os partidos políticos pensam que têm do seu eleitorado. Depois fico igualmente preocupado com o facto dos partidos políticos pensarem, que as pessoas - acometidas por uma súbita consciência de dever cívico - vão a correr para as urnas no dia 13, principalmente quando a grande maioria não sabe o que é a U.E e aqueles spots para além de não explicarem nada, focam assuntos do âmbito da política interna que ainda por cima - e visto que afecta o bolso de todos - era preferível que não focassem.

«Ó valha-nos Deus»! A sério meus amigos, se estiverem a ler isto, NÃO VOTEM!...

2 comentários:

crack disse...

Ora até que enfim!
E eu a pensar que nunca mais chegava este dia!
Agora, ao trabalho: neurónios a funcionar e dedo na tecla! Desistir é proíbido.
Até aqui o seu velho amigo crack vai prometer, solenemente, uma passagem diária ... mesmo que muito fora de horas!
Vá-se a eles!

Anthrax disse...

Amigos Crackdown e Eu sei!! Que bom vê-los pelos meus dominios. :)

É verdade, fiquei mesmo siderado com o tempo de antena ontem... E no que respeita aos cartazes, anda por aí muita gente chocada com a capacidade do BE em colocar tantos outdoors. Se querem que vos diga, não compreendo a razão de tanto espanto. Se estivermos a falar de financiamento para a produção dos ditos 'papeluchos', é de conhecimento geral que as impressões a duas cores são sempre mais baratas do que imprimir um arco-iris. Se estivermos a falar de aluguer de placares comerciais, não acredito que os partidos políticos optassem por esse tipo de sistema (mas e daí, este raciocínio depende de quão profundo é o tipo de defiência mental dos sujeitos envolvidos). E se estivermos a falar de fontes de financiamento, bom... devem ser as mesmas que financiam os restantes partidos, logo não percebo onde é que está o drama.

Mas sim, a corrida às urnas vai ser um espectáculo lindo. Vai vai.