sábado, julho 17, 2010

GESTÃO ZOOM IN-ZOOM OUT

Ando a pensar neste tema há alguns dias confesso e por isso vou dedicá-lo a uma pessoa que muito estimo mas que não vou revelar o nome dela, assim a minha primeira pergunta para o povo é: Já experimentaram a utilizar as funções do zoom in e do zoom out nas fotografias ou nos documentos? Se sim, o que é que vêem quando clicam na lupa para o zoom in e depois quando clicam no zoom out?

Vêem coisas diferentes, não vêem? Por exemplo, se estamos a ler um texto num documento, em word ou pdf, e clicamos na lupa com o sinal menos (que é o zoom out) temos a visão geral do texto que estamos a ler. Se clicarmos na lupa com o sinal mais (que é o zoom in), deixamos de ter a visão geral do texto que estamos a ler e focamos-nos num parágrafo. O mesmo acontece quando fazemos isso com uma fotografia. Zoom out, vemos a imagem que compõe a fotografia. Zoom in, vemos os detalhes da imagem.

No entanto o Zoom in e o Zoom out têm um problema. Quando usamos qualquer uma das funções vão haver coisas que nos escapam. No zoom in escapa-nos a visão geral (vemos os detalhes mas não sabemos ao que é que aqueles detalhes pertencem), no Zoom out escapam-nos os detalhes. 

Isto também acontece com a gestão. Uns gestores são zoom in e não vêem mais nada. Outros gestores são zoom out e também não vêem mais nada. Depois há os gestores que são zoom out e zoom in e normalmente estes são bem sucedidos.

Se repararem escrevi primeiro zoom out e só depois é que escrevi zoom in, foi de propósito porque de facto acredito que todos os gestores bem sucedidos são, em primeiro lugar zoom out, ou seja conhecem a imagem geral e só depois é que são zoom in, ou seja sabem compartimentalizar. Todos aqueles que são zoom in dificilmente conseguem fazer zoom out, ou seja não têm a visão geral e se não têm a visão geral não sabem para onde ir, nem qual é o caminho que conduz ao destino. 

Os gestores zoom in são óptimos para liquidar organizações porque só necessitam de se concentrar numa área específica e não necessitam de conduzir a organização a outro fim que não seja o seu encerramento, mas quando o objectivo de uma organização não é o seu encerramento, um gestor zoom in é uma escolha absolutamente catastrófica porque mesmo que, posteriormente, consiga fazer zoom out vai sentir-se perdido e para uma organização não há nada pior do que ter à frente um gestor que não sabe para onde vai. 

Penso que este princípio é válido para quem desempenha qualquer função que implique dirigir o que quer que seja. Fazer zoom out e zoom in é difícil e é difícil porque tão fácil é ficarmos mesmerizados pelo panorama geral de uma fotografia, como nos embrenharmos nos detalhes da mesma. 

A questão essencial aqui é sabermos utilizar cada uma das duas funções no momento certo e ter consciência que em cada organização há momentos específicos em que se tem de fazer zoom out e outros em que se tem de fazer zoom in.


Sem comentários: