quarta-feira, junho 23, 2004

DURÃO BARROSO NA COMISSÃO EUROPEIA????

Ocorreu-me que ainda não tinha dito uma palavra sobre esta novidade...

Confesso que não sei se é verdade ou não, mas partindo do princípio que sim (que é verdade), penso que só nos traz é vantagens.

O Dr. Durão Barroso é um homem com uma grande sensibilidade para as questões de política internacional e nesse aspecto, penso que tem o perfil perfeito para fazer um brilharete enquanto presidente da Comissão Europeia.

Os mais pessimistas poderão gritar «Ó meu Deus, vamos ficar sem PM!», e eu só pergunto: Então e isso é mau? É que quer dizer, há que convir que o «tio» DB não leva muito jeito para Primeiro-Ministro e com um bocadinho de sorte ainda conseguimos que leve consigo a «tia Manela», para o assessorar nas questões financeiras. Logo, assim de repente, eu não consigo ver onde estão as desvantagens para Portugal.

Andam por aí uns entendidos em Ciência Política - definitivamente não sou eu - que aposto que designariam esta estratégia por 'maximin' (para o comum dos mortais é mais conhecida pela estratégia do mal menor), e devo admitir que não são tolos de todo porque se pensarmos bem, ao exportarmos o DB para Bruxelas (BRU, para os amigos), ele faz menos estragos lá do que cá (isto sempre na perspectiva de que se ele fizer estragos por lá, sempre se dilui pelos vários países da U.E. Enquanto que ao fazê-los cá, fica tudo aqui concentrado e afinal esta história da dimensão europeia tem de servir para alguma coisa).

Para além disso, creio profundamente que devemos aproveitar o elan proporcionado pelas eleições europeias. Bem sei que não foi a coligação 'Força Portugal' que venceu, mas a bem da verdade também isto tem as suas vantagens que não são só para o PS, nem para o BE. Afinal há que não esquecer que de uma penada só foi possível livrarmo-nos; do António Costa, da Elisa Ferreira, do Miguel Portas, mas acima de tudo (e isto sim foi uma vitória nacional), livrámo-nos daquela alforreca da Ana Gomes que aqui estava alapada e não saía nem por nada deste mundo. Assim, vão todos para 'BRU', aquilo faz-lhes um bem bestial ao ego e sempre podem vir passar os fim-de-semana a Lisboa (apanham o avião da carreira às quintas-feiras, et voilá!).

É claro que ainda nos falta livrarmo-nos de mais alguns, mas estas coisas devem ser levadas com uma certa calma... podíamos - por exemplo - aproveitar a derrota da selecção Espanhola e candidatar o Paulo Portas a Presidente da U.E.O. Assim ficávamos com o X.Solana na PESC e o P.Portas na U.E.O, era capaz de ser giro e ganhávamos a gratidão eterna dos nossos amigos Ingleses, porque esta história de serem os únicos a tentar travar o aprofundamento da U.E também cansa, dava jeito que alguém ajudasse um bocadinho.

Mas isto traz-nos de volta à questão sobre quem governaria então Portugal. Bom... nós - Portugueses - também precisamos de umas fériazitas... Mas se fosse possível escolher alguém de bom ar, que não sofresse de deficiências da fala, tivesse uma boa dicção, não se babasse em público, soubesse comunicar com as pessoas, conhecesse a realidade do País (não por ter feito turismo cá dentro), tivesse bom-senso, tivesse uma boa capacidade de liderança, soubesse gerir equipas e tivesse um Q.I acima de 115 (já não digo acima do meu, visto que já sei que é dificil), é claro que ninguém se oporia (excepto aqueles que se opôem sempre porque é o trabalho deles). À falta de alguém assim, se calhar se não ficar ninguém a governar, também ninguém nota. Digo eu, é claro.

4 comentários:

BSC disse...

O Anthrax descreveu-me!!!!! Aquela pessoa do último paragráfo sou eu. Li e reconheci-me imediatamente. Fiquei feliz porque, finalmente, depois de busca incessante, encontrei-me!!!!!!!

Mas como justifico sempre o que digo (vícios profissionais), vejamos:

1. tenho bom ar, visto bem embora me recuse a usar gravata! Mas, esperem aí... as meninas não usam gravata, logo, isso não é um problema!!!!

2. não sofro de deficiências da fala, tenho razoável dicção e desde os 5 mesinhos que já não me babo público;

3. sei comunicar com as pessoas, às vezes até comunico de mais (por exemplo, nas aulas os 'stores' costumavam pedir para ser menos 'comunicativa')!

4. conheço de forma aprofundada a realidade do País (não por ter feito turismo cá dentro, mas porque há 2 anos que durmo com o mapa de Portugal nos lençóis! - cedo percebi que esta era uma boa preparação para o futuro!)

5. Tenho bom-senso, embora tenha que dizer que neste ponto, como em todas as questões fundamentais, «a doutrina diverge!»

6. Penso ter uma boa capacidade de liderança e sei gerir equipas, desde que não sejam de futebol porque para Mourinho não levo jeito!

7. Tenho um Q.I acima de 115, naturalmente! Mas isso também é um detalhe, o QI do JFK era exactamente metade do da Sharon Stone e ninguém quereria a loura do Basic Instinct na Casa Branca!

Por isso, Anthrax, problema resolvidex!

;)

Anthrax disse...

FINALMENTE!!!!

Fico feliz por saber que há, pelo menos, uma pessoa que se enquadra no perfil. Agora, na subida da escada para o sucesso, só tem é que despachar o seu 'patrão' para a U.E.O. :))

No entanto relativamente ao ponto 7, devo dizer que não fiquei muito espantado com a novidade do QI do JFK ser metade do da Sharon Stone. Agora percebe-se lindamente porque é que como Presidente dos EUA, o homem foi um desastre.

crack disse...

Não, Anthrax, o que se percebe é por que razão o JFK era blonde adict...

crack disse...

Hot, isto de oferecer lençóis com o mapa de Portugal às crianças dá nisto! Imagine-se que era o planisfério? Brrr...