Abaixo segue o comentário do Vírus, ao meu texto de ontem, com honras de 1ª página. Porquê? Porque vale a pena ler.
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Ah! Aqui está um assunto que já posso mandar uns toques, apesar de não ser um iluminado economista! O curioso disto tudo é que tudo o que esses Srs. dizem agora já eu ando a dizer à anos. Não há é nenhum jornal que me dê espaço nem sequer no correio do leitor para o escrever quanto mais na primeira página. De qualquer forma como é lógico concordo com quase tudo o que ali está escrito (podiam era ter nomeado os pontos em questão mas neste país com a cultura da desresponsabilização que há cada vez mais ninguém quer esticar o pescoço).
Além dos pontos referidos ainda se poderão acrescentar:
1- A tecnologia para implementar ambos os projectos vais ser, se não 100%, pelo menos 95% estrangeira = $$$ vai para fora;
2- As empresas que vão estar envolvidas no desenvolvimento/construção dos projectos também vão forçosamente ser essencialmente estrangeiras = $$$ vai para fora;
3- Os técnicos especializados que vão coordenar os projectos vêm das empresas com o "know-how", logo também serão estrangeiros (lembram-se da Pte. Vasco da Gama)= $$$ vai para fora;
4- A mão de obra que vai construir o projecto vai ser estrangeira (legal ou não), isto é brasileiros, africanos e europeus do leste = $$$ vai acabar por ir para fora;
Bom como resumo, a maior parte do investimento público para desenvolver estes projectos só vai beneficiar as ditas empresas estrangeiras, e como é óbvio os políticos envolvidos nestes projectos que também lá irão criar as suas "empresitas" de consultoria, informática, etc. e tal, através de primos, tios e amigos (ou off-shores como eu estou a considerar fazer) para "ajudar" a desenvolver o projecto e a dividir irmamente o $$$. Resumindo: 80% do dinheiro do investimento vai para fora do país, 15% fica nas mãos das "empresitas" de consultoria e 5% vai para pagar a mão de obra...e agora vocês perguntam ENTÃO E A NÓS QUE LÁ METEMOS O DINHEIRO?
Bom...A nós cabe-nos a satisfação de pagar para andar de TGV, ou de demorar cerca de 60-75 mn. (para quem sai de Lisboa) para poder apanhar um avião para fugir deste país!
Enfim...pode ser que depois de tudo construído sempre haja a oportunidade de arranjar um postos de trabalho para os portugueses nos balcões de atendimento do aeroporto e a servir almoços no TGV (o que já não é mau)!
Mas animem-se...podia ser pior... o Governo podia querer gastar uns milhões de EUR para deitar abaixo coisas, género o Prédio Coutinho (?!) em Viana do Castelo, em vez de gastá-los para construir coisas...NÃO É SR. PRIMEIRO-MINISTRO????...
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Ah! Aqui está um assunto que já posso mandar uns toques, apesar de não ser um iluminado economista! O curioso disto tudo é que tudo o que esses Srs. dizem agora já eu ando a dizer à anos. Não há é nenhum jornal que me dê espaço nem sequer no correio do leitor para o escrever quanto mais na primeira página. De qualquer forma como é lógico concordo com quase tudo o que ali está escrito (podiam era ter nomeado os pontos em questão mas neste país com a cultura da desresponsabilização que há cada vez mais ninguém quer esticar o pescoço).
Além dos pontos referidos ainda se poderão acrescentar:
1- A tecnologia para implementar ambos os projectos vais ser, se não 100%, pelo menos 95% estrangeira = $$$ vai para fora;
2- As empresas que vão estar envolvidas no desenvolvimento/construção dos projectos também vão forçosamente ser essencialmente estrangeiras = $$$ vai para fora;
3- Os técnicos especializados que vão coordenar os projectos vêm das empresas com o "know-how", logo também serão estrangeiros (lembram-se da Pte. Vasco da Gama)= $$$ vai para fora;
4- A mão de obra que vai construir o projecto vai ser estrangeira (legal ou não), isto é brasileiros, africanos e europeus do leste = $$$ vai acabar por ir para fora;
Bom como resumo, a maior parte do investimento público para desenvolver estes projectos só vai beneficiar as ditas empresas estrangeiras, e como é óbvio os políticos envolvidos nestes projectos que também lá irão criar as suas "empresitas" de consultoria, informática, etc. e tal, através de primos, tios e amigos (ou off-shores como eu estou a considerar fazer) para "ajudar" a desenvolver o projecto e a dividir irmamente o $$$. Resumindo: 80% do dinheiro do investimento vai para fora do país, 15% fica nas mãos das "empresitas" de consultoria e 5% vai para pagar a mão de obra...e agora vocês perguntam ENTÃO E A NÓS QUE LÁ METEMOS O DINHEIRO?
Bom...A nós cabe-nos a satisfação de pagar para andar de TGV, ou de demorar cerca de 60-75 mn. (para quem sai de Lisboa) para poder apanhar um avião para fugir deste país!
Enfim...pode ser que depois de tudo construído sempre haja a oportunidade de arranjar um postos de trabalho para os portugueses nos balcões de atendimento do aeroporto e a servir almoços no TGV (o que já não é mau)!
Mas animem-se...podia ser pior... o Governo podia querer gastar uns milhões de EUR para deitar abaixo coisas, género o Prédio Coutinho (?!) em Viana do Castelo, em vez de gastá-los para construir coisas...NÃO É SR. PRIMEIRO-MINISTRO????...
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