terça-feira, agosto 23, 2005

E AINDA OS FOGOS - PERGUNTAS



Estas abelhinhas lixadas não páram de me zumbir aos ouvidos...

À pouco "zumbiram" as seguintes perguntas:

1. SE PORTUGAL TEM CERCA DE 40.000 BOMBEIROS, MAS CERCA DE 20.000 É QUE ESTÃO HABILITADOS A APAGAR FOGOS (FLORESTAIS), SE SÓ ESTÃO CERCA DE 2.500 HOMENS NO TERRENO, ONDE ESTÃO OS OUTROS 17.500?

2. E JÁ AGORA, O QUE É QUE ESTAVAM A FAZER OS CARROS DA POLÍCIA ANTI-MOTIM A APAGAR FOGOS? SERÃO ESTES MAIS BARATOS DO QUE UTILIZAR OS MEIOS DO EXÉRCITO? OU TRATA-SE DE UMA QUESTÃO DE COMPETÊNCIAS (A PSP PODE APAGAR FOGOS, MAS O EXÉRCITO NÃO)?

...abelhinhas safadas!

12 comentários:

Anthrax disse...

Muito obrigado caro "Squad" e seja bem vindo a esta 'casa'.

crack disse...

Há pouco também me zumbiram as mesmas abelhinhas... coincidências!
:)

Anthrax disse...

É...

Devem ser abelhas castelhanas...

Mas já agora, o que lhe disseram as suas abelhuscas?

crack disse...

Como o meu «abelhês» anda um pouco esquecido, julgo ter entendido que elas me disseram que andam por aí uns figurões a governar-se à conta há muito tempo e que este ano foi assim a modos de "rapa o tacho, que para o ano não há bar aberto". Será que isto faz algum sentido? Se calhar, é uma interpretação tão livre quanto a que o Manuel faz na Loja daquilo que o Vital Moreira escreveu na Causa. Não perca!
:)

Virus disse...

Pá...vocêmeces num percebem nada distu... o Exército, a Força Aérea e a Marinha são militares, logo não têm nada que andar a utilizar os seus meios para apagar fogos...isso cabe aos civis, ou seja, aos bombeiros, à PSP, e ás dezenas de companhias de meios aéreos que existem e que têm de pagar o investimento que fizeram em material este ano, de preferência de uma só vez, porque como diz o meu amigo crack para o ano se calhar já não há...

Curiosamente, e para quem conhece sabe do que falo, os bombeiros franceses são na sua origem, e no essencial militares, e fazem o seu trabalho muitissimo bem e com uma eficiência atroz, inclusivé pode-se afirmar que estão entre os melhores do mundo na sua profissão, e porquê? Porque são profissionais e bem pagos (pelo menos quando comparado com os portugueses), por exemplo um bombeiro em estágio de aprendizagem recebe cerca de 1.200,00 EUR mensais, mais do que recebe quase um comandante com vários anos de serviço em Portugal.

Não sei quem tomou a decisão, nem quando foi tomada, logo nem sei em que Governo foi, mas a pior decisão tomada no combate aos fogos florestais foi quando um dos nossos (des)Governantes decidiu que a Força Aérea não tinha nada que andar a apagar fogos (se calhar é porque se deviam estar a preparar para a Invasão dos Espanhóis, não se aperceberam é que era a económica). Nessa data foi assinada a autorização para queimar livremente as nossas "florestas". E agora estamos todos a pagar a factura.

Anthrax disse...

Isto já me começa a cheirar a esturro!

Ou então, sou eu que estou no país e na profissão errada! V.Exa. está a dizer-me que um Bombeiro Estagiário Gaulês ganha mais 100 EUR do que eu? moi? Je?... Não admira que os Portugueses sejam o Povo mais infeliz da E.U, até eu já começo a ficar deprimido.

E se nós leiloássemos o País no eBay? A sério, no outro dia não houve um miúdo que fez um leilão para vender a fotografia da irmã e não a vendeu por 280 USD? Nós podíamos leiloar o País, é uma boa ideia, não é?

crack disse...

Oh Anthrax, o problema é que o país fica mal na fotografia. Ninguém lhe pega.

Anthrax disse...

Eu cá continuo a achar que é uma boa ideia. Podíamos usar uma fotografia mais antiga, em que tudo estivesse um pouco mais verde e dizíamos que seria rentável a longo prazo.

Anthrax disse...

Trakinas, trakinas! Ai ai! Estamos inspiradotes.

1 - Ninguém está a falar mal dos bombeiros voluntários. (quem faz o que pode a mais não é obrigado). Para além disso, ninguém disse que "Voluntários" = a "Amadores". Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Aquilo que nós dizemos quando usamos o termo "Profissional", não é que os bombeiros voluntários são amadores, é que os bombeiros deviam ser exclusivamente bombeiros, tal como a Polícia é exclusivamente polícia. Não devia haver voluntariado.

2 - Claro que existem razões que fazem com que os Bombeiros não cheguem para as encomendas, mas a localização geográfica dos quarteis não devia fazer parte da lista. Da mesma maneira que deviam existir Brigadas de Bombeiros Florestais como existe aquela Brigada de Bombeiros Florestais da Portucel (que é privada e deve ser a melhor e a mais bem equipada que temos por aqui).

- No que respeita ao Exército, é completamente verdade que apagar fogos não faz parte das competências de um soldado. Da mesma maneira que não faz parte das competências da PSP. Simplesmente não é o trabalho deles, mas quando há membros do governo que dizem que não utilizam os meios aéreos militares porque era muito caro. Para mim, significa que não se trata de uma questão de competências e que se não fosse caro, até usavam.

Enfim, mas de resto até concordo mais ou menos consigo, menos na parte da citação à "Kennedy". É assim, quando eu pago os meus impostos (que é uma pipa de massa)e vejo a minha vida cada vez a andar mais para trás, mais uma classe de governantes que é tudo menos honesta, a única coisa que tenho vontade de fazer pelo meu país... é um golpe de Estado.

Virus disse...

Caro trakinas, fiquei com uma dúvida acerca do seu comentário sobre os bombeiros voluntários (BV) que é o facto de se os BV não têm nem o material, nem a proximidade, nem a experiência para combater fogos florestais então nesse caso em que é que fica o amadorismo relativo ao combate aos fogos florestais? É porque têm uns carritos vermelhos cheios de água na bagageira, sirenes a apitar e capacetes que os torna mais aptos? Eu até considero isso um crime... O princípio dos bombeiros deverá ser o mesmo que rege qualquer tipo de profissão/carreira de risco, a profissionalização...e para isso é preciso que as pessoas que optam pelo voluntariado tenham condições (leia-se remunerações) para seguir a sua coragem e engenho podendo viver daquilo que lhes dá gosto fazer, ajudar o próximo e combater qualquer tipo de fogos.

Relativamente aos militares posso apenas dizer que tanto faz um militar a apagar um fogo numa mata, como faz um civil qualquer, ou se calhar até um bombeiro voluntário sem experiência nesse tipo de combate a fogos...a vantagem é que em vez de estar no quartel a jogar ás cartas e o Estado a pagar-lhe para não fazer nada ao menos faz alguma coisa para ajudar a população civil...se vem de uma familía de militares deveria saber tão bem, ou melhor que eu, que em tempo de paz os militares devem dedicar-se sempre que necessário a acções de ajuda e apoio à protecção civil, pois se o fazem quando há catástrofes noutros países também o podem fazer em sua "casa".

Sobre a questão de utilizar os meios da FAP para combate a incêndios florestais (ou outros) estamos os dois em perfeita sintonia, tal como sobre a razão pelo qual isso não acontece hoje em dia. Já digo/escrevo isso à n tempo, mas parece que até agora ninguém pegou realment nessa dica e desenvolveu o assunto...não sei porquê.

Sobre a famosa tirada do JFK faço minhas as palavras do Anthrax, pois pagar, pagar, pagar e ser cada vez mais espremido para suportar este género de politíca...NÃO OBRIGADO...NÃO CONTEM COMIGO PORQUE EU NÃO FAÇO NADA POR ESTE PAÍS NEM POR ESTES GOVERNOS(excepto ir criando uns postos de trabalho ao longo do tempo, o que não é tarefa fácil atendendo ao estado da Economia).

PS(?!?!)-> O último Governo que ainda me fez acreditar que este País valia a pena acabou em 1995...desde então é miséria atrás de miséria...

Anthrax disse...

Caro trakinas,

Pois agora, acho que estamos todos de acordo.

Virus disse...

Sim...de facto se havia dúvidas sobre alguma coisa agora já não as há...

100% all the way my friend...