Foto da BBC
Se querem que vos diga, acho que esta retirada é um erro. Nunca se cedem territórios depois de conquistados, nem nunca se conquistam territórios que não possam ser mantidos a curto, médio ou longo prazo. Da mesma maneira que nunca se encoraja a criação de enclaves, pois mais cedo ou mais tarde tornam-se numa fonte de problemas.
8 comentários:
Quem me conhece sabe bem qual é a minha opinião acerca dos israelitas e dos árabes...
No entanto julgo que esta opção é a mais acertada, pois esta política de não é carne nem é peixe que os sucessivos governos israelitas tiveram quanto à ocupação de territórios conquistados só podia dar nisto.
Quando se conquista um território ou se anexa completamente a 100%, e faz-se uma limpeza étnica (leia-se deslocação de etnias, e não eliminação como nos Balcãs) e ocupa-se fisicamente o espaço, ou então a criação de enclaves acaba sempre por dar problemas.
Até porque normalmente a criação de enclaves dá-se sempre com a utilização dos elementos mais..."fervorosos" da sociedade, que se deixam manipular pelos Governos para atingir fins políticos.
E como eu costumo dizer radicalismos sejam lá de quem fôr são sempre negativos...um judeu entrar num autocarro e matar n árabes só porque lhe apetece não é menos mau do que um árabe se explodir noutro autocarro.
Independentemente de eu achar que é um erro, Gaza parece-me um mal menor e também é preciso admitir que, se os Israelitas querem chegar à paz possível, têm de ceder em alguma coisa.
Mau mesmo, parece-me que será a Cisjordânia. E ainda ninguém disse, aonde é que estão a realojar os colonos. Porque se estão a realojá-los do outro lado, aquilo vai dar granel de certezinha absoluta.
Gostei da ideia de 'limpeza étnica' entendida enquanto deslocação de etnias. :))
marketing meu caro Anthrax,...está tudo no Marketing... É o que dá ouvir muito a administração Bush a falar...
Agora peça lá a um Engenheiro para fazer/dizer isso!!!!...
The more the merrier my dear Trakinas...
Faço minhas as palavras do Virus.
The more the merrier :)
O pessoal gosta mesmo é de confusão.
Pois...
De facto o tio Adolfo, nunca foi muito bom da pinha. Estou em crêr que, se durante a sua infância, tivesse sido acompanhado por um pedo-psiquiátra, as coisas nunca teriam descambado da maneira que descambaram. :))
Concordo também com quase tudo o que o meu caro trakinas escreveu, e aprecio bastante a ligação sobre as mais recentes atitudes do novo Papa.
No entanto discordo de alguma forma com a probabilidade da caça ao Judeu, sobretudo se esta probabilidade tiver origem na sociedade americana e na sua intolerância à guerra (ou deveria antes dizer às baixas americanas). Não nos esqueçamos que os Judeus nos EUA, tal como em boa parte na Europa, são os "motores" de grande parte do investimento privado nos media, na área do DT e sobretudo estão bem "agarrados" políticamente, e aí não há quem lhes toque, nem sequer os Bush e os seus compadres árabes da Arábia Saudita (que por acaso são familiares próximos da ovelha negra que anda a pregar o terrorismo por esse mundo fora).
Por este motivo, e outros que não vou escrever senão nunca mais daqui saíamos, não creio que a caça ao Judeu esteja para abrir nem no Médio, nem no Longo Prazo...talvez no MLP (Muito Longo Prazo).
Bem se vê que o amigo Virus tem uma formação académica que atira para o lado da economia (mais coisa, menos coisa).
Como diria o Prof. João César das Neves nas suas aulas de Economia Política - As previsões na Economia devem ser feitas sempre a Longo Prazo e quanto mais longo melhor.
Aqui é a mesma coisa.
Enviar um comentário