Caros amigos, hoje estou aqui para vos falar de algo completamente diferente.
Em vez de me dedicar à "má língua", vou ensinar-vos a candidatarem-se a uma subvenção comunitária para irem 1 semana para fora do país (mas atenção que depois têm de voltar).
Então é assim, a todos os potenciais interessados (que se enquadrem no perfil pretendido), as visitas de estudo para especialistas do sector da educação (a.k.a visitas de estudo Arion), são mobilidades individuais que visam o seguinte:
1 - facilitar o intercâmbio de informações e de experiências entre responsáveis e especialistas do sector da educação;
2 - tomar conhecimento de abordagens adoptadas noutros países sobre o sector da educação;
3 - proporcionar aos responsáveis e aos especialistas do sector da educação informações fiáveis e actualizadas sobre o sector da educação a nível europeu.
Para tal, em cada ano o programa de visitas de estudo é consagrado a um certo número de temas (incluídos num catálogo anual), extraídos das seguintes cinco áreas temáticas:
I - Sistemas de ensino e respectivos valores
II - Intervenientes no processo educativo: professores, alunos e pais
III - Ensino: currículo e instrumentos disponíveis
IV - A escola e o meio envolvente
V - Outros aspectos
Os destinatários destas visitas são:
- Directores de estabelecimentos de ensino
- Inspectores
- Conselheiros pedagógicos
- Pessoal técnico e administrativo, a nível local, regional e nacional (incluindo funcionários de ministérios, organismos públicos e câmaras municipais)
- Formadores de professores
Nota: Os professores não são considerados elegíveis para esta acção. Estes devem optar por apresentar uma candidatura à acção Comenius 2.2.C (bolsas indíviduais de formação contínua para professores, sobre as quais poderei falar noutra altura).
Este ano, o prazo limite de candidaturas é 1 de Maio de 2006 (data de carimbo dos correios).
No website http://www.socleo.pt (secção de documentos e formulários) podem encontrar os seguintes documentos necessários:
- O anúncio do programa para 2006-2007
- A versão electrónica do Catálogo Arion 2006-2007
- O formulário de candidatura
Se não perceberem nada destas coisas, massacrem as criaturas da Agência Nacional Sócrates e LDV que elas respondem. Em último caso, podem perguntar-me a mim que não é a mesma coisa mas é mais ou menos parecido.
2 comentários:
Oh camarada Anthrax,
Então o camarada é daqueles que "dá" dinheiro? Como é que se passa ser daqueles que "recebem"?
PS: "Visitas de estudo para especialistas de educação"???? Realmente, há dinheiro para tudo...
É verdade amigo Tóni. Eu pertenço ao clube dos mãos-largas.
Como se passa a ser daqueles que recebem, é o que eu vou ensinar a fazer depois de ser despedido (e não só vou ensinar o "onde" se vai buscar, como também vou ensinar o "como aumentar a probabilidade de uma candidatura ser aprovada", o "como fazer a gestão dessa subvenção", e o "como interpretar as regras a nosso favor"). Entretanto, estou contratualmente obrigado a ficar de boca fechada.
De qualquer maneira, sim. Há dinheiro para tudo incluíndo para estas visitas (e as bolsas não são nada más). Mas como eu disse, isto é dinheiro da U.E.
Enviar um comentário