terça-feira, abril 25, 2006

AEROPORTO DA PORTELA - UM EXEMPLO DE MAUS SERVIÇOS


Caros amigos, como sabem (até porque andei a anúnciar), no passado dia 22 de Abril fui para Viena. Como de Lisboa a Viena é um pouco mais de 400 quilómetros, tive de ir de avião e como a TAP não tem vôos diários para Viena, não tive outro remédio senão optar por uma modalidade da Lufthansa que fazia escala em Munique. Até aqui, tudo bem e o povo está pacífico.

Assim, no sábado logo pela fresquinha, levantei-me e toca de me dirigir ao aeroporto da Portela. Como é do conhecimento geral, para vôos dentro do espaço comunitário não é necessário estar no aeroporto com 2 horas de antecedência, por isso estar lá 1 hora de antes do vôo costuma chegar e sobrar para este tipo de deslocações.

Estão a ver a fotografiazita do check in? Pois é, às 08:30 ali estava este vosso amigo para fazer o check in para um vôo que partia às 09:30, havia no entanto um pequeno senão... Estão a ver bem a fotografiazita?... Agora imaginem a zona do check in, apinhada de gente como se ali estivessem a distribuir amendoíns à borla. E estava cheia de gente porquê?

Bom, a resposta é bastante simples. O check in estava cheio de gente, porque alguma criatura - cujo Q.I dificilmente será superior a 15 - acha, que o sistema da fila única é um bom modelo para gerir o espaço do check in.

NOTA 1 "post it ao senhor que gere ali a coisa": Amiguinho, no seu lugar eu dedicar-me-ia a outro tipo de trabalho porque gerir, parece ser uma tarefa que está um pouco além das suas competências. Isto não é nenhum drama, mas o senhor não tem perfil para desempenhar esta função, logo deveria procurar uma profissão mais adequada.

Adiante com a história. Ia na parte da fila única... 08:30, fila única, montanha de gente, pareceram-me três variáveis incompatíveis com o ter um avião para apanhar às 09:30, mas pelo sim pelo não, havia que me certificar. Ali perto de onde me encontrava a aguardar a minha vez, estava uma funcionária dos serviços de terra (se era da TAP ou da ANA, não sei, mas tinha ou uniforme da TAP ou aqueles uniformes são todos iguais). Saí da fila e fui perguntar-lhe se estava despachado antes da 09:30 uma vez que tinha vôo para Munique a essa hora.

A senhora funcionária, olhou para mim com um ar de desdém e de arrogância - típico das criaturas que trabalham na TAP - e respondeu «Certamente que sim". Bem... começou-me logo a tremer o olhinho... tive de lhe responder: " Certamente, não. Porque são 08:45 e a fila não se mexeu". Entretanto aquele estafermo lá respondeu que quando se aproximasse mais da hora, chamariam as pessoas e eu agradeci o amável e delicado serviço prestado e voltei para a fila.

Às 08:55, como se de repente tivessem acordado para a vida, começaram a chamar as pessoas que tinham vôo para Munique às 09:30 e disseram-nos para passar à frente.

PAUSA: Imaginem a cara de alegria das outras pessoas que aguardavam a sua vez, quando uma série de pessoas lhes começa a passar à frente.

Bom, mas lá passámos à frente. Por azar, o guichet 72 estava um bocado engatado. O rapaz que estava a atender, viu-se e desejou-se para se ver livre de um par de casais portugueses que lhe estavam a dar àgua pelas barbas. Foi de tal maneira, que 09:15 tive de me chegar à frente e dizer que havia mais gente na fila e que tínhamos vôo às 09:30. Entretanto chegou a nossa vez, entregámos BI's e bilhetes e o moço vira-se para nós e diz assim: "O vôo para Munique fechou às 09:00h.".

Eu que já estava a ferver, nesse momento saltou-me a tampa e só lhe digo assim: "Ai não fechou não, não!" e ele responde "Lamento mas fechou.". Nesta altura, a adrenalina começou a subir, eu comecei a ver tudo turvo e retorqui: "É assim amiguinho, às 08:55 chamaram-nos para passar à frente, você sabia que havia pessoas que tinham prioridade e esteve 20 minutos a atender aqueles senhores. Eu tenho de estar em Viena hoje, logo você vai resolver o problema."

Entretanto, aquele estafermo a quem me tinha dirigido incialmente, aparece logo a correr para saber o que se passa. Depois de explicarmos o que se passou, ainda teve o descaramento de dizer aos gritos que a culpa era nossa porque não tínhamos afastado os outros do balcão e passado à frente deles. Nesta altura, confesso que ía mesmo perdendo as estribeiras. Foi por muito pouco que não agredi a mulher e digo-vos que estou arrependido por não o ter feito.

NOTA 2 " Post it ao senhor que gere os recursos humanos ali da coisa": Amiguinho, não sei onde vai arranjar aqueles estafermos que já deviam estar reformados à, pelo menos, um século. Não sei, que diabo de testes vocês fazem para avaliar o perfil das pessoas que atendem ao público. Não sei, nem quero saber porque é a si que lhe pagam para desempenhar essa função, logo há que pelo menos ter a decência de a desempenhar como deve de ser. Aquela senhora funcionária cujo nome não fixei, mas que pode ir verificar na escala de serviço que todos têm, é incompetente para atendimento ao público. É do conhecimento geral, que quem atende ao público deve estar preparado para lidar com situações de stress e de muita tensão. Por acaso, não agredi a senhora, mas podia tê-lo feito independentemente das consequências e garanto-lhe uma coisa, se o tivesse feito de certeza que passariam a ter mais cuidado com as pessoas que ali colocam. Ao colocar ali pessoas incompetentes, está a passar uma má imagem do seu trabalho e a prestar um mau serviço à sua empresa.

Enfim, mas o que importa é que não bati em ninguém. Mandaram-nos para o balcão da TAP. Eu achei aquilo um bocado estranho, mas fui. Mais uma fila. Esperei um pouco e decidi passar à frente só para perguntar a uma das senhoras se estava no sítio certo. Responde-me a criatura, naquele tom já conhecido:

"Estou à 10 minutos a tentar atender este senhor. Volte para a fila."

Tive de responder: "Oiça lá, tem a certeza que está a trabalhar no sítio certo? É que pelo tom de voz se calhar devia estar a trabalhar no mercado da ribeira não?"

Ficou a criatura a olhar para mim, mas felizmente, entretanto percebemos que devíamos ir ao balcão da Groundforce, foi a sorte caso contrário tínhamos de estar à espera na fila errada.

NOTA 3 " Post it ao senhor que gere os recursos humanos ali da coisa": Amiguinho, amiguinho... andamos a prestar favores a quem? É que a alternativa a isto, é dizer que a falta de educação e incompetência para atender o público é a política da empresa. No que é que ficamos?... Também se pode dar o caso de os cortes orçamentais serem tão grandes que só é possível contratar incompetentes, seja como for a responsabilidade é sua.

O balcão da Groundforce estava pejadinho de pessoas que tinham perdido o vôo para Munique e para França (que era às 09:40). Felizmente, e ao contrário do restante pessoal, as senhoras daquele balcão esforçaram-se para resolver o problema e resolveram-no (ou então já estava tudo farto de me aturar). Às 10:10 estava tudo num vôo da TAP para Barcelona e depois Viena.

CONCLUSÃO: Este é o serviço que o aeroporto da Portela presta aos seus clientes. Esta a imagem de confusão, caos e incompetência que estes serviços transmitem para os outros. Eu não tive tempo para fazer uma reclamação, mas vou fazê-la e da próxima vez que acontecer outra destas, faço um «cagarim» ainda maior do que fiz desta vez e ainda amotino toda a gente que estiver naquele aeroporto. A prestação de maus serviços como aqueles, merece um motim a sério com direito a partir o tasco todo porque o que se passou no passado sábado, foi uma vergonha.

7 comentários:

Anónimo disse...

Quem, meu caro Anthrax, não tem uma história destas para contar? Há um ano calhou-me em sorte, curiosamente num voo para Munique que haveria de fazer a ligação para Nova Dehli.

Anthrax disse...

É meu caro JMFA, pelos vistos os vôos para Munique andam enguiçados. Aqui há uns meses atrás, aconteceu com familiares meus num vôo para Paris.

crack disse...

Amigo Anthrax, bem-vindo ao club! Esse foi o seu sábado, mas na Portela é sábado todos os dias!
Para a próxima vez dê uma surra na mulher (aqui para nós deve ter umas dezenas de clones, ou anda a dormir pouco, não tem folgas e possui o dom da ubiquidade), ainda vai em ombros até ao país de destino!
Vai ver que este seu magnífico texto ainda vai ser adoptado pelo governo para justificar a OTA, olá se vai!

Anthrax disse...

Falando em OTA, amigo Crack, não sei para que é que eles querem construir um aeroporto ainda maior quando nem sequer conseguem gerir um pequenininho como a Portela.

Qual é a pertinência de um aeroporto grande, se depois têm mais de metade dos balcões fechados para não pagarem a mais pessoal. Para isso, mais vale ficarem com o da Portela e gerirem-no como deve de ser.

Tonibler disse...

Faltou a lambada na mulher. É o que eu acho...

Anónimo disse...

estou pasmo esse sr ia para monique
vai 1 hora antes se fosse para outro continente ia 2horas antes se for para faro ou porto vai para a paragem correspondente 5 ou 7 minutos antes.ja agora quando lhe der vontade de bater olhe ao espelho mas tenha cuidado nao se assuste e ja agora se for competente nao falhe.

Anónimo disse...

Boa Tarde,
De facto depois de ler a sua aventura pelo aeroporto parecia que me estava a lembrar pormenorizadamente do dia a dia que tenho vivenciado no trabalho vai fazer uns meses.Trabalho no aeroporto á pouco tempo e o que lhe aconteceu a si acontece a pelo menos 30% dos passageiros diários no aeroporto. É triste mas é verdade, e isto estou eu "fresca" no assunto a "pintar" o melhor dos cenários. Infelizmente já tive de informar passageiros que já tinham perdido o vôo. Mas, graças a Deus que não faço check-in porque já tirei o curso (aquele curso da Groundforce de 1 mês que tem estágio também de um mês sem remuneração e que depois se assina um belo de um contrato de 3 meses com uma empresa de trab temporário em que nos é descontado quase 1000 euros para pagamento do curso, acabando os 3 meses e mandarem-nos embora...enfim)e destestei o estágio não pelo trabalho em si mas pela má organização, se uma pessoa se desenrasca e tudo corre bem é um espectáculo se erra cai-nos td em cima mas como é que se pode ter bons funcionários a trab rápido e bem com formação mediocre e má gestão?
O Sr. tem toda a razão em relação á fila única para os vôos da Europa pois em vez de facilitar, em nada ajuda e não sei se reparou mas existem umas máquinas de self-check in muito próximas que só funcionam quando querem ou então não funcionam ou ainda melhor funcionam e emitem o cartão de embarque com erros.
Em relação aos funcionários o aeroporto tem bons e maus funcionários como em todas as empresas mas que de facto existem pessoas com menos aptidão para o atendimento ao público existem e depois como já estão á imensos anos a lidar com passageiros esquecem-se de que quando viajam gostam de ser bem tratados.
Quanto aos mais ou menos funcionários existentes é muito simples existem pessoas responsáveis pela distribuição e gestão de tarefas que as distribuem. Mas em função das afinidades que podem ter com as pessoas que lá trabalham, com o facto de serem mais novas e não quererem "mandar" em funcionárias mais antigas, e por ai adiante,existe uma panóplia de razões que ajudam á confusão que presenciou. Por isso é que se um dia for ao aeroporto pare por uns minutos numa ala de check-in e vai presenciar todo o tipo de funcionários. Os que correm que nem uns desalmados porque têm de saltar de tarefa em tarefa, os que andam no relax (quase como numa passerelle) com intervalos por tudo e por nada, os mais velhos grande parte sempre mal encarados e sem paciência alguma e os novos (como eu) que tentam sempre ajudar os passageiros mas que temem informar mal e que perguntam aos outros colegas tudo e mais alguma coisa para informar sempre bem o passageiros, demonstrando a falta de experiência por mais que se disfarce:)Depois existem os chefes que andam ali a controlar a situação mas que no caso de confusão são os primeiros a desaparecer do local. Enfim na minha opinião para si e para todos os passageiros que tenham reclamações a fazer apresentem-nas pois têm o direito mais que absoluto de o fazer señ continuará tudo na mesma.

Cumprimentos

p.s. Como neste momento dependo deste trab para "sobreviver" neste mundo de loucos não me identifico não vá correr o risco de amanhã estar desempregada...mas talvez nos encontremos numa próxima vez no aeroporto.Oxalá que desta vez tudo lhe corra pelo melhor!