sexta-feira, setembro 22, 2006

(DES)EDUCAR EM PORTUGAL

Diz assim o título do DN de hoje: "Há poucos alunos e nem os melhores são muito bons".
Tudo bem, não é assim uma grande novidade. Já todos sabemos que a educação anda pelas ruas da amargura há muito tempo e quanto mais se vai remexendo na coisa, pior vai cheirando. É um pouco como andar à procura de um anel de diamantes num monte de estrume fresco. Ora, andar à procura do anel não tem problema nenhum desde que o encontremos num curto espaço de tempo, mas quando o tempo vai passando e se continua a procurar do dito e não se encontra, já tinhamos tido tempo de parár de chafurdar na coisa, deitar o estrume fora e ir comprar outro. Apesar disso, o que nós realmente fazemos é arrastar mais pessoal para chafurdar connosco, em busca do anel perdido e sem saber, inclusive, se o diamante ainda lá está.
No que respeita às responsabilidades, bom, como sabem o povo português gosta muito de assumir responsabilidades pelos seus actos, aliás basta olhar para o julgamento do acidente com a ponte de Entre-os-rios para verificar que os que lá deviam estar são, precisamente, aqueles que não estão e então arranjam um senhor arquitecto que anda numa cadeirinha de rodas para servir de bode expiatório e pelo caminho aproveitam para promover a igualdade de oportunidades para pessoas portadoras de deficiência. Mas voltando à questão da responsabilidade temos:
- O Ministério diz que a culpa é dos professores,
- Os professores dizem que a culpa é do Ministério,
- Os pais, cuja grande maioria se está literalmente nas tintas para a educação dos "putos", dizem que a culpa é do Ministério e pelo caminho batem nos professores porque a culpa também é deles,
- As autarquias alegam falta de competências,
- As Direcções Regionais, mais parecem um departamento de Bombeiros Sapadores misturados com Bombeiros Voluntários temporários. Apagam fogos onde os há e apagam fogos onde não os há, mas como em caso de dúvida é melhor apagar tudo, depois logo se vê.
Enquanto isso, os putos fazem de bola neste jogo de ténis. E uma bola é sempre uma bola, não interessa para que lado vai, o que interessa é acertar-lhe com a raquete e ganhar o jogo. Mas quando há alguém que diz: «Alto lá! Vamos analisar as competências da bola.», bem... o resultado são os relatórios como este da OCDE. Por momentos ficam todos paralisados mas, depois recomeça o jogo.
E com isto, hipotecamos as gerações futuras. Estamos a criar gerações de comedores de palha que apenas sabem zurrar.
Finalmente, só uma dica; quem gere é sempre o responsável pelas acções dos seus subordinados.

15 comentários:

Miguel Pinto disse...

A organização escolar [até podia generalizar para as restantes organizações] comporta-se de forma hipócrita. E a hipocrisia foi a solução encontrada para promover a estabilidade social e a felicidade dos actores que fazem parte da organização. Se a hipocrisia foi elevada à categoria de solução para quê perdermos tempo com o problema - hipocrisia? …

Anthrax disse...

Caro Miguel,

Generalize à vontade porque a "bosta" é toda a mesma, o papel higiénico é que vem em diversas cores e texturas sendo que, o preto é caro à brava.

Tá a ver onde é que desembocou a libertinagem do 25 do A.?

Desembocou numa enorme quantidade de imbecis, do quais nos queremos ver livres e não conseguimos. Mais valia ter desembocado nos macacos, porque ao menos a esses - na qualidade de animais - ainda se lhes podia perdoar.

Virus disse...

Eles não comem palha... comem mais "erva" mesmo... têm que aliviar o stress causado pela enorme pressão dos estudos! :)

João Melo disse...

eu acho q isto podia ser dito de uma maneira mais sucinta:isto é tudo uma grande badanlheira!

crack disse...

Meu amigo Anthrax
Não posso deixar de aproveitar para lhe dizer como me consola passar por aqui e ver que, não sendo este um blog só sobre educação, os respectivos temas não lhe escapam, e os escalpeliza com certeira objectividade e clareza, em minha opinião.
Também li a notícia que nos dá conta das conclusões deste estudo e confesso que não me surpreendi. Porquê? Nem é preciso andar pelas escolas, conhecer bem os podres do sistema educativo, ou embarcar nas cabalas que, sobre o mesmo, nos vem vendendo o inefável "Pai Natal" (a Fátima Campos Ferreira passou-se naquele memorável Prós e Prós da passada segunda-feira!) que assombra os corredores da 5 de Outubro, para percebermos que os melhores são pouco bons, quando comparados com alunos de outros países. A evidência da mediocridade dos nossos "bons" é tão diligente, que a encontramos, como dizia a minha inculta avozinha, a cada pé de passada. Basta ver o país que temos, o governo que elegemos, os empresários que não temos e a incapacidade reinante para inverter a situação, que mantemos.
Isto levava-nos longe, talvez volte até a aborrecê-lo com outro "lençol" a propósito do assunto. Para encurtar razões, só lhe digo, meu amigo, que os senhores que hoje mandam na educação deveriam, antes de "carregarem" sobre os professores, de esbanjarem dinheiro em equipamentos que ninguém usa, ou de condenarem os alunos a prisão domiciliária na escola, deveriam, dizia, usar de todos os meios possíveis para evitar que as escolas deixassem de ser os espaços de violência em que se tornaram. Nem que isso representasse vedar o acesso a quem utiliza a escola para fins outros, que não aqueles a que se destina. Mas este, que é o primeiro e mais grave problema da escola, é precisamente aquele que não passa, não é reconhecido, e muito menos é assumido pelo governo. Portantos, meu amigo, ficará tudo cada dia pior!

Anthrax disse...

Amigo menino mau,

É isso mesmo. É uma grande Bandalheira.

Anthrax disse...

Amigo Crack,

Sim, vai ficar pior. Vai ficar pior porque este Ministério está entregue a gente medíocre, matarruana, abimbalhada e acima de tudo incompetente.

Escondem-se atrás de uma capa de arrogância estúpida mas não conseguem esconder a única coisa que da qual deviam ter vergonha e não têm. A ignorância.

No entanto, há que admitir que não se pode responsabilizar unicamente este governo, porque todos os outros que passaram por lá também não fizeram grande coisa.

crack disse...

Meu amigo, é verdade que a situação está assim por erros de anos, o que leva a concluir que a culpa não é, apenas, deste governo. Será assim, mas apenas em parte. Não procurando branquear erros cometidos por governos não PS, deixe-me que lhe diga que, pelo que me foi dado ver, nunca se geriu a educação com tamanha falta de ética, nunca a vertente economicista das medidas teve tanta preponderância, nunca a falta de transparência e a mentira foram uma constante da prática dos governantes. Depois, meu amigo, isto de dizer que o PS só gere a educação quando está no poder, é uma falácia. Observe à sua volta, veja os tècnicos e dirigentes que, há anos, condicionam a organização dos serviços do ME e a acção governativa e diga-me quem vem mandando na educação pós-25 de Abril. Junte-lhe os pedagogos de pacotilha que se apoderaram das ESE's e, através destas, destroçaram o edifício educativo, sem nada construirem em troca, e ficará com a certeza de quem tem mandado no quê. Um exemplo? A triste crise do concurso de professores em 2004! Pois é, as malhas do império socialistas são vastas...

Miguel Pinto disse...

Caro Anthrax
Espero que me desculpe o atrevimento de usar um canto da sua mesa de cavaqueira para fazer um protesto e ao mesmo tempo um apelo. É um facto que as suas crónicas são… absorventes e variadas. Mas, isso não pode ser a razão para que o crack deixe o seu cantinho às urtigas e se dedique apenas aos comentários neste seu cantinho. Dito isto, conto com os seus bons préstimos para exortar o fugidio crack a abrir a loja. ;)

Virgilio Ribeiro disse...

negoci0

Virgilio Ribeiro disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Virgilio Ribeiro disse...

O contributo dos governos, para a educação, tem vindo a deteriorar-se, a cada ano lectivo que passa. depois da avalanche de gente oriunda de diversos países, antigas colónias, e de países de Leste, a mistura fina que aconteceu, só podia dar nisto, uma total ausência de identidade cultural estável. todo o sistema de ensino foi desvirtuado. a indisciplina apoderou-se dos pais e dos alunos, a falta de respeito pelos professores levou ao desinteresse destes pelo rigos que se impunha e os governos cairam na esparrela de desautorizar as autoridades, mesmo as do ensino. de 8 passou-se ao 80, e as coisas sem autoridade e rigor não podem ter sucesso. veja-se a quantidade de doutorados em áreas desprovidas de qualquer interesse. se o ensino fosse um navio, há muito que teria adornado. todos estudam a mesma coisa, com raras excepções. o futuro da juventude é a ilusão de que ser actor é o caminho a seguir.

crack disse...

Caro Miguel Pinto, as voltas da vida são de uma ironia espantosa!! Imagine que o crackdown "nasceu" para poder comentar o Anthrax... Portanto, meu caro, está apenas a cumprir o seu destino! ;)
Mas como "reabri" a loja, passe por lá. É um dos destinatários da nota de reabertura.
;)

João Melo disse...

realmente eu tambem já sentia a falta do crackdown

Anthrax disse...

Então e a minha falta??? Ninguém sente???

Obrigadinho!