sexta-feira, outubro 06, 2006

SOBRE A "RESTAURAÇÃO" DA REPÚBLICA

Bom, para começar ontem não escrevi nada porque já bem basta as desgraças presentes, por isso, para quê relembrar as desgraças passadas mesmo quando dão direito a um feriado? Não vale a pena. Ainda assim,tenho a referir que por duas vezes houve alguém que mencionou as palavras, "restauração" da República.

Exacto... e a implantação da independência que é já em Dezembro, acrescentei logo eu de seguida...

De facto, existem criaturas burras neste país e devo dizer-vos que nada tenho contra os asnos, sou tolerante e democrático, mas conceder-lhes o direito de voto foi um daqueles erros que deviater sido punido com vergastadas. Não saber porque é que na sexta-feira Santa não se come carne, tudo bem. Não saber que a implantação da República foi no dia 5 de Outubro de 1910 é absolutamente criminoso.

Dizia uma dessas criaturas que era de geologia e não de história. Pensei; "Portantos, gostas buézes de calhaus", e sinceramente parecia-me existir uma grande afinidade entre o cérebro da criatura e o respectivo objecto de estudo.

A implantação da República - quer gostemos dela ou não - além de um acontecimento histórico, é um evento que faz parte da cultura geral ao seu nível mais básico.

2 comentários:

Anthrax disse...

Cara Cristina,

E assim anda a história de Portugal.

Honestamente, não conheço o currículo da cadeira de história do ensino secundário, mas tanto quanto eu me lembro, essa matéria da história de Portugal fazia parte do currículo do ensino básico. Agora, não sei que história andam a ensinar aos putos mas, se for aquela que tive oportunidade de ver aí nuns manuais escolares, está tudo bem lixado.

Que tristeza.

Virus disse...

Anseio bastante pelo dia da restauração... é o dia de ir ao restaurante... não é?...