Um texto interessante num blogue (bastante interessante), sugerido pelo Miguel Pinto, que se chama, "A Educação do meu umbigo".
Começa assim:
"Alguns comentadores insistem em estabelecer paralelos e comparações entre a situação da Educação em Portugal e em países do Norte da Europa, com destaque para a Escandinávia.
Eu acho isso tudo muito giro mas, desculpem-me lá, não acham que isso é tão interessante e esclarecedor como comparar o Lesotho com a Suiça?" continuar a ler aqui.
Sabem de uma coisa, eu até acho que é interessante comparar o Lesotho com a Suíça no entanto, qualquer pessoa adepta de Estudos Comparados sabe, que só se podem estabelecer comparações entre coisas semelhantes. Por isso, simpatizo com a mensagem transmitida pelo autor.
Além disso, comparar o Sistema Educativo Português com os Sistemas Educativos da Escandinávia é absolutamente idiota. Nós temos coisas que eles não têm e eles têm coisas que nós não temos. Isso não é nem, necessariamente, mau, nem faz de nós «um carro de gama média», nem deles «um topo de gama». Somos apenas diferentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário