terça-feira, maio 08, 2007

THINKING BLOGGER AWARD

Antes de mais, gostaria de agradecer ao Miguel do blogue OutrÒÓlhar pelo facto de ter considerado este meu cantinho como um espaço de reflexão.

«Beauty is in the eye of the beholder» já dizia alguém e eu, normalmente, ando sempre tão distraído a observar os fenómenos que acontecem à minha volta que, na maior parte das vezes, não vejo o que está mesmo debaixo do meu nariz. Mea culpa. Quem me conhece sabe que esse é o meu estado natural (e quando não estou nesse estado é porque estou a querer 'atropelar' alguém com um 'TIR australiano'). Por este motivo, é muito natural que sejam outros a ver aquilo que eu não vejo.


Nunca tinha pensado no meu blogue como espaço de reflexão. Não exponho teorias e não escrevo textos, irritantemente, elaborados. Na minha óptica, toda e qualquer teoria é um exercício de criatividade inútil se não puder ser observada, testada e os seus resultados devidamente anotados. É este o meu maior desafio intelectual. A transformação de um conceito teórico numa aplicação prática que possa ser compreendida por todos e não só por alguns "iluminados". Daí a minha opção em manter tudo a um nível bastante simples e passível de ser compreendido por todos, ou seja, ninguém precisa de ser «inginheiro» para perceber o que escrevo. Essa é também a razão pela qual brinco quando escrevo. As pessoas 'aprendem' melhor enquanto se brinca, o que não significa que determinados assuntos não sejam sérios. Por tudo isto, eu só tenho é que agradecer ao Miguel por me ter recordado as razões pelas quais tenho um blogue.


No que respeita aos Thinking Blogger awards , pois devo dizer-vos que acho que é uma iníciativa extraordinária pela sua simplicidade na criação de redes de reflexão, através da nomeação de 5 blogues que nos dão que pensar e que constituem uma «X List». Assim, e para não quebrar a tradição, também eu fiz uma lista de 5 blogues que me dão que pensar:


1º O Crackdown, do Crack, pela experiência e pela inteligência com que faz as suas críticas.

2º O 4ª República, de vários 'colunáveis', pela sagacidade com que abordam os temas políticos.

3º O OutrÓÒlhar, do Miguel, pela defesa de uma classe debaixo de fogo.

4º O Interact, do José Paulo Santos, pela coragem de acreditar num projecto que muda as salas de aula.

5º O Da crítica da Educação à Educação Crítica, do Henrique Santos, porque a Educação é um dos pilares da Democracia.


Sei que há outros que podia nomear e que não são menos importantes em termos de "Pool of Knowledge" mas, optei por escolher apenas os cinco que me põem, efectivamente, a pensar, que frequento com maior assiduídade e que, corajosamente, permitem o debate de ideias.

11 comentários:

Pinho Cardão disse...

Caro Anthrax:

Pois muito obrigado pela distinção.
Não é por uma questão de reconhecimento, mas por uma questão de qualidade que coloco o "diariodoanthrax" na lista dos meus blogs mais. De qualidade, de inconformismo, de imaginação, de criatividade. É uma voz aberta ao futuro e contra tudo o que é conservadoramente mau.
Não conhecia os dois últimos blogs que apontou, mas vou conhecê-los, já que a indicação dos três primeiros denota excelente bom gosto.

João Melo disse...

parabens anthrax! e e as distinções que o anthrax atribui foram muito bem atribuidas

Anthrax disse...

Meus amigos, o que vou dizer a seguir é de uma lamechisse pegadinha.

ESTOU EMOCIONADO!!! :))... e eu não sei lidar com este tipo de coisas mesmo quando são virtuais (haviam de ver a figurinha que faço com as que não são virtuais, era um fartote de rir, era o que era).

Isto faz-me lembrar que, aqui há uns anos atrás, fiz uma Pós-Graduação em Técnicas Avançadas de Gestão e tive um "notão" na cadeira de "Gestão da Inovação". Foi a primeira vez que tal aconteceu e depois de passado o espanto inícial conformei-me com a realidade e andei 3 dias a dizer "Sou mesmo genial". Ao fim desses 3 dias fui ver ao cinema, pela 2ª vez, o Gladiador. Chegado ao fim do filme, acabei por confessar aos presentes que havia ali um detalhe que já me vinha a fazer alguma confusão desde a 1ª vez que tinha visto o filme e que não tinha sido solucionado com o 2º visionamento.

Então, qual era o problema? O problema estava logo no início do filme com a batalha dos romanos contra os germanos, na qual o nosso protagonista diz qualquer coisa como "On my sign, unleash hell" e arranca no seu cavalinho. Pouco tempo depois, os soldados soltam o cão e só algum tempo depois é que se vê uma seta iluminada no céu.

O que é que o bom do Anthrax pensou? «Ó diabos! Esta sequência está errada. Então as criaturas soltam o cão antes de verem a seta?! Não pode ser». Ora, como isto estava a transformar-se num dilema existêncial que precisava de ser partilhado, pois resolvi partilhá-lo. Resultado, risota generalizada. Incapaz de compreender a falta de empatia para com um problema tão sério ainda enfatizei «Então mas Hell não era o nome do cão?». Conclusão caiu tudo no chão a rir à gargalhada, o que foi tanto ou quanto chato porque até me conseguirem explicar que "Hell" não era o nome do cão mas sim o mote para dar início à batalha, levou um certo tempo, porque as pessoas não conseguiam rir e falar ao mesmo tempo.

E eis o vosso "génio". :))

Miguel Pinto disse...

Para não transformar este lindo momento numa fastidiosa troca de galhardetes ;)… aproveito a oportunidade para introduzir um assunto de extrema importância, merecedor de uma longa reflexão: o crack perdeu o pio no dia 24 de Abril… hummm… intrigante… e não me venha dizer que um elemento da confraria desconhece o motivo para tamanho apagão? :)

Anthrax disse...

Bom, assim perder perder, não sei se terá perdido porque estivémos a conversar no outro dia mas, o amigo Crack, tem estado bastante caladinho lá no seu blogue.

Provavelmente, serão assuntos relacionados com o trabalho que o prendem mas, isto sou só eu a dizer porque na realidade não sei.

É claro que também pode ter sido uma cegonha (enquanto animal pertencente à categoria dos pássaros que têm por hábito atentar contra os cabos eléctricos)a provocar tal apagão, pois não seria a primeira. :))

CHEVALIER DE PAS disse...

Parabéns ao Diário!
Hoje estou muito certinho!

Anthrax disse...

Muchas gracias, cara chevalier! :)

crack disse...

Meu querido amigo Anthrax
Por ter ficado sem acesso ao blogue, e à internet,escapou-me esta distinção, que muito me honra e agradeço. Mas, meu querido amigo, ambos sabemos como a recíproca é verdadeira e como tem sido meu privilégio aprender consigo!
Creio que o Pinho Cardão não ficará aborrecido se eu assinar por baixo do que ele escreveu!
Ah, e por favor, não mude, tá?

Anthrax disse...

E o Crack apareceu! :))

Bons olhos o vejam, meu caro amigo, os seus "fãs" já estavam a ficar um pouco inquietos com o seu súbito desaparecimento.

Mas olhem que comigo não aprendem nada... excepto a ficarem um pouco mais desbocados (e depois têm um "2" na atitude porque não se mostram compreensivos). O que vale é que eu já ultrapassei isto... mais ou menos.

Miguel Pinto disse...

"e depois têm um "2" na atitude porque não se mostram compreensivos"
hummmm... isto até parece uma referência [velada] ao manual das boas maneiras... ou das boas práticas,... ou,... sei lá como se chama o manuel? ;)

Anthrax disse...

É esse mesmo sim senhor!

Há «cenas» que custam à brava a engolir.