É verdade, cheguei à conclusão que sei à brava sobre mitologia grega. Não sei porque é que nunca me deu para falar sobre isso aqui mas, de facto, tenho de admitir que sobre esse assunto o meu conhecimento é acima da média... talvez porque nutra um grande carinho pelas civilizações clássicas... embora tivesse havido aí uma época em que este carinho quase tocava as raias da obsessão.
Consumia tudo o que havia para consumir sobre a Guerra de Tróia, aliás, considero que a melhor coisa que lançaram, recentemente, sobre esse tema foi a versão pocket size da Ilíada, de Homero. A pancada era tão grande que comprei uma enciclopédia, muito completa da Larousse, sobre mitologia (em geral embora o que me interessasse fosse só a parte dos mitos gregos). Li aquilo tudo... confesso que não achei grande graça à mitologia pré-colombiana mas, fazia parte da enciclopédia e assim, como assim, já que estava a ler, li essa também.
A parte engraçada, relativamente à mitologia grega, é que nunca percebi que tinha decorado aquelas coisas todas. Só descobri isso agora, sendo que em alguns casos decorei, inclusivamente, a árvore genealógica das criaturas (e.g. tipo quem casou com quem, os heróis que foram castigados e porquê, quem eram os titãs e o que lhes aconteceu, o nome das ninfas, das nereides, das sereias, dos centauros, das amazonas, a lenda da Atlântida, etc).
Sem ser sobre a parte da mitologia, e exceptuando o tema da guerra de Tróia, o meu outro tema perdilecto era a batalha de Thermopilae. Para mim, aqueles espartanos eram um espectáculo. Esparta e a organização de Esparta, era um espectáculo embora tivessem as suas pancadas. A Guerra do Peleponeso, a incursões Persas...é lindo! Toda a filosofia da antiguidade clássica é fabulosa.
Os Romanos, são engraçados mas, são apenas uma réplica bem conseguida da civilização Grega numa vertente bastante depravada.
Também gosto muito de Alta Idade Média mas, não tem tanta graça como a antiguidade clássica Grega... até porque depois entra a questão do cristianismo e isso vai estragar a piada toda e arruínar as culturas dos diversos povos. Mas isto, meus caros, é uma outra história que fica para outra altura.
2 comentários:
naõ me esqueci de si amigo Anthrax, só que aquilo lá pelas Grécias anda tudo a ferro e fogo!
Tenha cuidado para não se chamuscar!
Abraço
Já viu o azar que eu tenho, cara Chevalier?
Ah e tal, vou passar férias à Jamaica.
Pimbas! Furacão.
Ah e tal, vou trabalhar para a Grécia.
Pimbas! Tá tudo a arder.
Já em 2001 era, ah e tal vou passar 1 semanita a Nova Iorque.
Pimbas! Caiem as Torres.
Tá visto que o melhor é não anunciar para onde vou!
Enviar um comentário