No passado dia 24 de Abril ía eu, feliz e contente, jantar ao Pizza Hut da rua Laura Alves quando ao passar pela Gulbenkian me deparei com um "ajuntamento". Uma concentração de gente, assim à primeira vista do género daqueles que vandalizaram aquele milheiral transgénico há uns tempos atrás, empunhando cartazes de protesto contra um tal de Biotério.
A primeira coisa que pensei foi; "Demónios! Bando de desocupados a fazer uma chinfrineira desgraçada". Além disso... "Que diabos é um Biotério?!"
Um dos rapazes, que note-se foi bastante simpático e não tinha ar de quem se dedicava a vandalizar milheirais alheios, entregou-me um panfletozeco e de uma forma muito breve explicou-me os motivos de tal alarido. Confesso-vos que na altura fiquei, exactamente, na mesma quanto ao significado do tal Biotério embora tivesse deduzido - dada a breve explicação - que envolvia experiências com animais. Como estava com fome, logo com um pouco de pressa, guardei o panfleto na mala e zarpei para o Pizza Hut.
Já no restaurante resolvi ler o panfleto.
Um Biotério é um local onde são criados e mantidos animais com o objectivo de se tornarem cobaias em nome da ciência e de acordo com as informações disponíveis, a Fundação Champalimaud, em parceria com a Universidade de Lisboa e com a Fundação Calouste Gulbenkian, quer construir um dos maiores Biotérios da Europa na Azambuja. Para o efeito, contam também com o patrocínio do governo português e da Câmara Municipal da Azambuja.
Honestamente, não me parece que seja algo muito dignificante nem para a ciência, nem para as instituições envolvidas, principalmente, se considerarmos que existem alternativas à experimentação animal e que todas essas alternativas empregam o mesmo tipo de trabalho qualificado. Por isso, posso não ser vegetariana, posso não andar por aí a vandalizar milheirais alheios e até posso ser um bocado distraída quanto às marcas que usam animais em experiências , mas experimentação animal não mesmo que isso signifique que tenha de estar mais atenta.
Assim sendo, resta-me manifestar toda a simpatia e apoio à Plataforma de Objecção ao Biotério e concordar com os princípios que defendem.
1 comentário:
http://nacionalistascontraadelinquencia2.blogspot.com/
Oportunidade de resposta anónima.
Pela verdade.
Enviar um comentário