quinta-feira, junho 25, 2009

MFL



Ok, admito, ontem estive a ver e ouvir atentamente a líder do PSD na sua entrevista à SIC.
Contrariamente às minhas expectativas devo confessar que gostei bastante de a ouvir falar. Pareceu-me bastante racional, prática e objectiva nas análises que fez, principalmente, ao nível daquilo que é o actual contexto económico e financeiro do país.
O que gostei mais naquela entrevista foi da ausência de um discurso apocalíptico (à laia do tão famoso discurso da tanga), mas o que não consigo perceber é porque razão os jornalistas dão maior importância ao facto da senhora ter dito que não pretendia aumentar os impostos. É claro que é sempre algo que as pessoas gostam de saber, mas o mais importante foi a mensagem de que é necessário produzir mais riqueza e produzir mais riqueza não significa aumentar impostos. Aumentar impostos significa aumentar as receitas do Estado e isso não é produzir riqueza, é estrangular uma economia já de si moribunda e é basicamente aquilo que, por um lado, o Ministério das Finanças e a DGCI andam a fazer e por outro lado, os Bancos andam a fazer também.
Eu aqui neste blogue não me apetecia muito estar a falar de crise, de endividamento, nem de assuntos que geram uma má onda e um pessimismo generalizado porque isso é deprimente e nós - portugueses - já temos muito a mania de dramatizar tudo, muito à laia do "tudo isto é triste, tudo isto é fado".
Convenhamos, já não há paciência para aturar essas cenas...
Todavia, estou-vos a falar do discurso da MFL porque detectei nele um tom positivo de esperança. Um tom positivo de "vamos fazer", "vamos produzir riqueza e sair deste buraco". Com barões, sem barões, com Marqueses, Duques ou Duquesas, quero lá saber que venha a aristocracia inteira! É preciso sair do buraco e esta foi a mensagem mais importante que me parece que ela foi bem sucedida em transmitir.
Gostei.

2 comentários:

Lobo da Gardunha disse...

Firefly
Subscrevo as tuas palavras. Certa rapaziada jornalista e "fazedores de opinião" ontem, após a intervenção de MFL, pareciam umas baratas tontas. Não sabiam para onde ir.

ANTHRAX disse...

LOL :)
Pois foi.
Mas parece-me que ainda hoje andam tontas.
Seja muito bem-vindo Lobo da Gardunha.