segunda-feira, julho 13, 2009

JULGAR PELAS APARÊNCIAS


"A beleza é uma forma de Génio... diria mesmo que é mais sublime do que o Génio por não precisar de qualquer explicação. É um dos grandes factos do mundo, como a luz do sol ou a Primavera, ou o reflexo nas escuras águas dessa concha de prata a que chamamos lua. É inquestionável. Tem um direito de soberania divino. Eleva os seus possuidores à categoria de príncipes. Está a sorrir ? Ah, quando a tiver perdido com certeza que não há-de sorrir... às vezes as pessoas dizem que a Beleza é apenas superficial, e pode bem ser. Mas pelo menos não é tão superficial como o Pensamento. Para mim, a Beleza é a maravilha das maravilhas. Só as pessoas frívolas é que não julgam pelas aparências. O verdadeiro mistério do mundo é o visível e não o invisível... "
Oscar Wilde, in 'O Retrato de Dorian Gray'

2 comentários:

Corroios - Terra Nacional disse...

O mal da sociedade portuguesa em particular e mundial no geral, é julgar as pessoas pelas aparências, pela sua cara...Bem certo que a 1ª impressão é muito importante, mas mais importante é a essência da pessoa em si que vai revelando num conhecimento mais aprofundado ao longo dos tempos, e não pelo que veste, se tem beleza ou não tem, sem posses ou não. Defeitos humanos, que são dificeis de corrigir...Óptimo post. Saudações nacionalistas

ANTHRAX disse...

Obrigada pelo comentário Corroios :)

Sobre o tema em si, não sei exactamente o que lhe diga porque estou dividida.

A ideia do belo, da estética, da harmonia do "pacote", tem mesmo um forte impacto na sociedade e stá provado cientificamente que as pessoas mais bonitas têm uma maior probabilidade de serem bem sucedidas.

Enfim, este é mesmo um daqueles temas que dá pano para mangas, ainda que - à primeira vista -pareça um bocado fútil.