Bom isto de ter ficado á espera na Segurança Social constituiu um desafio interessante.
Enquanto esperava, observava e tirava algumas notas (não é que tivesse muito mais para fazer). Tal como disse anteriormente, no guiché onde estava em cada 60 minutos atendiam 2 pessoas. Felizmente houve algumas desistências e o meu tempo de espera reduziu para 1,5 horas. No entanto isto serviu para algumas extrapolações interessantes ( que seriam ainda mais interessantes se os dados fossem fiáveis e não apenas baseados na minha observação).
De qualquer forma aqui ficam algumas curiosidades:
- dos 8 guichés apenas 3 estavam a trabalhar;
- ás 13 horas deviam estar cerca de 350 pessoas para serem atendidas;
- se os 3 guichés demorassem 30 minutos a atender cada pessoa, apenas conseguiriam atender 36 pessoas até ás 19 horas ficando 314 por atender;
- se os 8 guichés estivessem a funcionar, atenderiam 96 pessoas até ás 19 horas ficando 254 por atender;
- para conseguirem atender 350 pessoas, os 8 guichés teriam de estar a trabalhar e cada 1 teria de despachar 44 pessoas até ás 19 horas em vez de 12.
Conclusão, os serviços - mesmo que tenham muito boa vontade - não têm capacidade de resposta. No entanto, mesmo não tendo capacidade de resposta, também não optimizam a fraca capacidade que têm pelo que isso diz muito acerca da gestão de quem está a gerir aquele tasco.
Sem comentários:
Enviar um comentário