segunda-feira, janeiro 03, 2005

A PROPÓSITO DE CAMPANHAS ELEITORAIS – Breves palavras

A amiga Some Like it Hot, companheira de aventuras na nossa bloggosfera arranjou um blog associado sobre a campanha eleitoral que se avizinha. O blog chama-se DIÁRIO DE CAMPANHA SLIH. E para que não haja confusões, a sua orientação política é CDS/PP.

Bom, devo confessar que fui incapaz de resistir a colocar um pequeno comentário ao artigo sobre o discurso de Ano Novo do PR. No entanto, digo-vos que não estaria para aqui a escrever, se não tivesse ficado a pensar no assunto.

Bom, então é assim... Assim de repente, eu acho que os moços continuam um bocado avariados. Contudo ainda não consegui perceber, se a avaria não é avaria e eles são mesmo assim, ou se a avaria é propositada. Como é óbvio, ambas as situações produzem resultados diferentes ao nível do entendimento do discurso e assim possível estabelecer dois cenários:

- Se partirmos do principio que a avaria não é uma avaria e os moços são mesmo assim. Podemos compreender que o discurso seja sempre o mesmo. Isto é, o discurso é um pouco como o do Partido Comunista, é sempre a bater na mesma tecla independentemente do contexto. Ou seja, o ónus da ‘estupidez’ (estupidez no discurso atenção, não quer dizer que as pessoas sejam tontinhas), recai sobre eles próprios.

- Se partirmos do principio que a avaria é propositada. Não é possível compreender que o discurso seja sempre o mesmo, excepto se considerarem o público-alvo como um bando de atrasados mentais incapazes de pensar por eles próprios.

E isto deixa-me a pensar... É que sendo que ambos os cenários não são, propriamente, abonatórios em qual deles é que os moços se integram? Qual é que constitui o mal menor?

Por acaso, sei qual deles eu consideraria o mal menor mas não vou dizer.

Confesso que tenho muita curiosidade em ver como é que a campanha eleitoral vai decorrer. Acho que vou ficar atento e vou debruçar-me mais sobre as ideias que tenho sobre este assunto embora não o possa fazer agora (por motivos profissionais).

1 comentário:

Anthrax disse...

Cara amiga Contagiada,

Asseguro-lhe que ainda há pessoas com cabeça neste país, mas assim de repente também não sei para que é que isso nos serve.

Obrigada pelo seu comentário.