terça-feira, maio 16, 2006

CURIOSIDADES FASCINANTES

Realmente há coisas que me deixam num grau de fascínio absoluto.

Como sabem, no burgo onde trabalho distribuímos dinheiros comunitários, é claro que isto não é feito de qualquer maneira caso contrário teríamos de prestar contas aos moços da Comissão o que é sempre um bocado mau. Assim, eu, enquanto pessoa responsável pela gestão de determinadas acções tenho de garantir isenção em todo o processo de avaliação e selecção de candidaturas.

Além disso, como trabalho há algum tempo com estas coisas, posso dar-me ao luxo de analisar todas as mudanças que ocorrem de uns anos para os outros. Assim, já pude verificar que a novidade nas candidaturas deste ano é que toda a gente fala Castelhano.

Digo-vos, isto é mesmo verdade. Toda a gente fala Castelhano e não é com um nível de fluência de 1 ou 2 (sendo estes os níveis mais fracos), é que anda tudo pelas casas do 4 e do 5! Ou seja, de um ano para o outro, parece que andaram a dar cursos de Castelhano à fartzana!

Sinceramente fiquei chocado com a verificação deste facto principalmente vindo do grupo-alvo que vem (o grupo-alvo é da área da educação), porque uma coisa é compreender o Castelhano (e mesmo assim depende das zonas), outra coisa é ser capaz de utilizar essa língua como meio efectivo de comunicação. Isto significa também, que a maior parte dos candidatos para além de estarem a mentir no que toca ao domínio das línguas, são também bastante irresponsáveis.

Mas nós, deparamo-nos todos os dias com situações caricatas. Hoje, coube-me a tarefa de ter de responder a uma senhora professora porque é que a candidatura dela era de má qualidade (na realidade aquela candidatura não tinha ponta por onde se lhe pegasse, aquilo era uma verdadeira catástrofe). A senhora ficou extremamente ofendida na sua dignidade pessoal e profissional quando no ofício que lhe mandámos dizia que a sua candidatura era de fraca qualidade.

Por azar, quem fez a avaliação daquela candidatura fui eu, logo era a mim que competia darlhe uma resposta pedagógica. Bom... penso que a esta hora ela ainda deve estar entupida a tentar digerir a resposta, porque a única coisa que me faltou dizer-lhe foi que se estivesse preocupada com a sua dignidade pessoal e profissional, nunca nos teria submetido uma porcaria daquelas... mas acho que ela é capaz de lá chegar sozinha.

É... acho que sou um bocado lixado.

7 comentários:

Miguel Pinto disse...

Este episódio mereceu um pequeno reparo lá no meu cantinho...;)

Anthrax disse...

Oh amigo Miguel... se eu começasse para aqui a contar tudo o que se passa por aqui, «vocêzes» iam ficar sem saber se haviam de rir ou se haviam de chorar! :)

João Melo disse...

o ponto mais interessante neste post acho que é a força que o espanhol tem hoje.O instituto cervantes funciona muito bem.Os espanhois cedo perceberam que seria através da lingua que poderiam ter uma grande força no mundo.E já pude testemunhar isso por várias vezes.Nos paises de leste,a loucura por aprender espanhol é enorme.é algo mais que uma moda e passa por uma estratégia bem definida.seria interessante comparar a acção do Cervantes (instituto ) com o camões...

Anthrax disse...

Observando as coisas por esse ponto de vista, essa seria uma investigação bastante interessante desde que o objectivo fosse modificar a estratégia actual. Caso contrário, é mais uma daquelas coisas giras que se faz por entertenimento e não tem serventia nenhuma.

Por acaso, eu também acho que esse é o ponto mais importante deste post. No entanto, não acredito que em 150 candidaturas, os 150 candidatos tenham frequentado cursos de Castelhano no Instituto Cervantes. O mais certo é a maior parte deles estarem a confundir o Castelhano com o «Portinhol».

Tonibler disse...

Óstia, pero que nostros nos vamos safando confuerme a coisa está a dar, balle?!? Quien son os marmanjos que tienen los euritos? Son os espanholitos? Ostia, eu hablo espanhol de nível 25!!!!BALLE!?!?!?

Agora a sério, já viram alguma estratégia de ensino do Inglês orquestrada pelos Americanos ou pelos Ingleses? Basta terem importância económica. Os espanhóis têm, os portugueses não!

Anthrax disse...

ROTFL!!!! :)))

(Rolling On The Floor Laughing)... P'ceberam?!

João Melo disse...

talvez em castelhano se perceba melhor...
1001desportos.blogpsot.com