segunda-feira, outubro 02, 2006

'TOU DE FÉRIAS!


Não, não estou no Hawaii... mas gostava muito de estar. Infelizmente, estou por aqui mesmo. Não que não quisesse estar noutro sítio, mas como a vida é feita de escolhas, eu escolhi que vou viajar em Dezembro e não agora... e depois, se fosse daquelas pessoas que pudesse ir para todo o lado quando eu quisesse, as coisas não teriam a mesma graça, nem o mesmo valor... É claro que eu só digo isto porque, efectivamente, não posso caso contrário não precisaria de dizer isto em voz alta para me convencer que isto assim é que está certo mesmo que, seja profundamente injusto.

E vocês poder-me-ão dizer: «Há coisas piores.». De facto há... mas mau mesmo é que também há coisas melhores e é lá que eu quero chegar, logo o facto de existirem coisas piores não me interessa para nada. É até bastante macabro e cruel, devo dizer. Bom, mas o que importa é que não estou no Hawaii e hoje está um dia cinzento, embora abafado.

De manhã fui à Baixa (ou ao Chiado, porque para mim a Baixa é o Chiado e daí que faça muito sentido a designação de "Baixa-Chiado" na sinalética do metropolitano). Andei de metro e sobrevivi. Não tive palpitações, não tive taquicardia, nem falta de ar mas fiquei preocupado com uma coisa; eram 10 horas e qualquer coisa quando apanhei o metro e as carruagens estavam à pinha. Adivinhem o que é que eu pensei?

Pensei: «Mas esta gente já não devia estar a trabalhar?». Ok, também havia muitos velhinhos com algumas dificuldades em utilizar as máquinas de venda de bilhetes, mas tirando isto, não consegui perceber porque é que às 10 e tal da manhã as pessoas não estavam a trabalhar. Também se pode dar o caso de estarem de férias, como eu, mas isso já era muito azar para a minha pessoa visto que, gosto de estar de férias quando mais ninguém está. Mas enfim, lá fui eu às minhas voltinhas. FNAC, Bertrand, Ferin, Nespresso para comprar café e depois regressei.

Uma coisa curiosa aconteceu no caminho de regresso. Na estação da Baixa-Chiado estava uma turista francesa que falava português (topava-se logo que era francesa porque aquele sotaque não engana, se fosse alemã ou inglesa o sotaque era outro), perguntava a senhora onde se apanhava o metro para Sete-Rios e lá lhe indicaram o caminho. Entrámos todos na mesma carruagem e acabei por me sentar em frente à mulher. Eu bem a via a olhar para o mapa do metro com alguma preocupação, mas não percebia exactamente porquê. Perguntou-me se aquele era o metro para Sete-Rios e eu disse-lhe que sim. Mas a coitada continuava a olhar para o mapa preocupada. Às tantas pergunta-me assim: «O Jardim Zoológico é em Sete-Rios?», foi só nessa altura que olhei para o mapa do metro e percebi.

No mapa das estações de metro, Sete-Rios aparece com a designação de Jardim Zoológico. Em toda a outra sinalética, incluindo nas estações de combóio a designação utilizada é Sete-Rios, daí que a senhora estivesse um pouco à nora. Os turistas não são obrigados a saber que o Jardim Zoológico fica em Sete-Rios.

4 comentários:

João Melo disse...

fnac, bertrand,sim senhor..o anthrax está a tratar-se bem..a cultivar-se para nos deliciar com a sua sabedoria!
mas não prolongue tanto os silêncios!abraço!

crack disse...

Oh Anthrax, mas que lhe deu? Só pode ser das férias, fnacs e cª! Os turistas podem não ser obrigados a saber que o Jardim Zoológico fica em Sete-Rios, mas têm o DEVER de adivinhar! E se não adivinham são burros, e se são burros não têm nada que turistar aqui pela tugolândia! Francamente, julga que já somos austríacos, ou o quê? É assim, por tentativa e erro, que se tratam aqueles que cá estão a deixar o dinheirito, que é para eles aprenderem, pois então! Têm o sol (pois, às vezes...), que querem mais?
:)) Boas férias, divirta-se.Mas não deixe de blogar.

Anthrax disse...

Caro menino mau,

Eu? Sabedoria? LOL :))) vocês matam-me :)) Eu cá não sei nada, só gosto de ver as capas dos livros.

Caro Crack,

Não, não somos como os austríacos mas devíamos ser (embora aquelas criaturas tenham virado à esquerda agora). Realmente nunca tinha reparado no mapa do metro.

E não, não vou deixar de blogar mas, note-se que, às vezes não dá e eu neste último mês tive muito trabalho

João Melo disse...

muito sábio mesmo!e não gosta nada do politicamente correcto !é por isso que venho cá todos os dias!;))))
abraço!