segunda-feira, abril 16, 2007

UM DIA DIFERENTE

Para variar um pouco, hoje não vou ser má língua, não vou insultar ninguém, não vou ser sarcástico, nem cáustico, nem cínico. Há dias assim, que querem que vos diga?

Hoje, pela primeira vez, acompanhei uma colega minha numa reunião para futuros professores de línguas. Assim à partida, isto não tem nada de extraordinário. No entanto, a parte interessante da coisa é que estes futuros professores de línguas são jovens estrangeiros que, no fundo, estão a "estagiar" em diversas escolas de norte a sul do nosso país (com maior incidência no norte).

Estes jovens, além de virem dos vários cantos da Europa, são pessoas que já concluíram as sua licenciaturas e que num futuro breve irão leccionar nos seus próprios países. São pessoas que ficam em Portugal entre 3 a 8 meses e na escola participam nas actividades lectivas e não lectivas.

O grupo de hoje era, absolutamente, fantástico. Tanto eu como a minha colega ficámos boquiabertos porque, à excepção do rapaz da Turquia e da rapariga da Letónia, todos os outros (melhor ou pior) falavam português. E o mais engraçado ainda foi vê-los a falar uns com os outros - em português - durante o almoço. Até os Ingleses falavam em português (algo que foi espantoso). Mesmo assim, o que foi surpreendente foi ver uma jovem da Eslovénia, que chegou a Portugal há 3 meses, a falar português como se fosse a sua segunda língua (que não era. Além da sua língua materna, ela falava italiano e inglês).

A Norueguesa, além de praticar capoeira, falava um português cantado devido ao tempo que passou no Brazil. Um dos Italianos falava uma espécie de "portinhol" com sotaque italiano (mas percebia-se lindamente), o Espanhol falava, efectivamente, português (e não se percebia que ele era Espanhol). Os Gregos, quase nem se percebia que eram Gregos agora, os Ingleses percebia-se bem que eram Ingleses mas, o esforço deles era muito bom.

Foi um grupo e tanto. As coisas correram de tal maneira bem, que no final da reunião lancei-lhes um desafio. Esse desafio foi a criação de um blog para o qual todos eles contribuissem com artigos sobre as suas experiências em Portugal, sobre os Portugueses, sobre as escolas, sobre os alunos e sobre os professores e o ensino em geral. Eles ficaram bastante entusiasmados maneira que, até ao final desta semana vai aparecer um blog sobre a perspectiva destes futuros professores sobre Portugal.

Penso que será bastante interessante conhecer as experiências deles aqui no nosso país.

2 comentários:

Miguel Pinto disse...

Foi uma boa proposta... Aguardo notícias.

Anthrax disse...

Por acaso até foi, não foi?

Vamos ver no que é que dá. :)