04.07.2007 - 12h43 Lusa
A Comissão Europeia anunciou hoje a inclusão da transportadora aérea angolana TAAG na lista negra das companhias que estão proibidas de voar no espaço aéreo europeu por motivos de segurança.
A decisão hoje adoptada pela Comissão surge na sequência de um parecer do seu Comité de Segurança Aéreo, que na semana passada aprovou por unanimidade a quarta actualização da lista de companhias proibidas de voar nos céus da União Europeia por falta de segurança dos seus aviões.
As alterações à lista, entre as quais a inclusão da TAAG - companhia com voos regulares entre Luanda e Lisboa -, e de todas as 51 companhias aéreas certificadas na Indonésia, entrarão em vigor sexta-feira, dia da publicação no jornal oficial das comunidades europeias.
Fonte comunitária revelou à Lusa que o processo relativo à TAAG remonta a Abril de 2006, na sequência da denúncia da França, cujas autoridades detectaram "sérias deficiências" a nível de segurança na frota da transportadora angolana.
Como retaliação à decisão de Bruxelas, as autoridades angolanas já suspenderam as ligações aéreas asseguradas pela britânica British Airways e, segundo a imprensa em Luanda, a TAP já teria sido notificada verbalmente de idêntica decisão – situação que não foi confirmada ainda pela companhia portuguesa.
O porta-voz do comissário europeu dos Transportes, Jacques Barrot, disse hoje que a decisão do executivo comunitário foi tomada exclusivamente com base em razões de segurança, e "a retaliação neste caso não ajudará a resolver problemas de segurança e não terá qualquer efeito".
"O que poderá efectivamente ajudar a remover a TAAG da lista negra é única e exclusivamente melhorias na segurança" da frota da companhia aérea, afirmou Michele Cercone. (...)
Os angolanos devem pensar que lidar com este assunto com a União Europeia é o mesmo que lidar com o assunto das cartas de condução do Mantorras... "Eles não nos deixam voar para lá e nós não os deixamos voar para cá e prontos!".
Não é bem assim. Julgo que está mais que visto qual é o elo mais fraco. Agora estou curioso em ver como vai ser tratada a situação pela presidência portuguesa da UE.
Uma pequena precisão, contrariamente ao anunciado pela imprensa angolana os vôos da BA para Angola não foram suspensos por Angola, já tinham sido suspensos desde o passado fim-de-semana pela própria BA. Aqui bem vimos qual a diferença de postura entre quem já sabe o que vai acontecer (Ingleses) e o que se espera até ao fim que não aconteça (Portugueses) e depois quando acontece logo se vê o que se faz!
1 comentário:
Ah ah ah ah ah! :))
Essa da carta de condução do Mantorras foi bem metida. :))
De qualquer maneira, cada um sabe de si e Angola é que sabe se, se quer isolar ou não.
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