sexta-feira, novembro 23, 2007

BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONFERÊNCIA DE LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA

Sim, porque existe um motivo por me ter ausentado daqui nestes últimos três dias.

Antes de começar esta breve nota sobre o lançamento de um Programa Comunitário que nem sequer tem uma imagem para ser lançada (e por uma unha negra nem ía tendo conteúdo), devo dizer que mais uma vez as minhas colegas que organizaram esta conferência (em tempo record) estão - efectivamente - de parabéns. Não seria justo da minha parte criticar o trabalho dos envolvidos quando, à partida, as condições de desenvolvimento do mesmo que lhes foram apresentadas eram extremamente adversas. No entanto, e mais uma vez, provaram que os elementos que trabalham neste pequeno burgo são excepcionais independentemente das situações de atrito que possam existir.

Digo isto, porque quando não há um reconhecimento deste trabalho por parte de quem tem o dever e a obrigação de o reconhecer publicamente, o apoio terá de vir de entre os pares e com os votos de que a criatura em questão desapareça rapidamente de cena, porque penso que já conseguiu provar a teoria de que é possível destruir uma organização em menos de 12 meses. A próxima criatura nomeada que - seguindo a boa e velha tradição da Administração Pública - deve ser tão incompetente e intragável quanto a anterior (que infelizmente ainda se encontra em funções por falta de consenso na tutela quanto à próxima), terá o trabalho interessante de reerguer uma instituição (ou então acabar com ela de vez) e recuperar a confiança dos funcionários (que será dificil). Caso contrário também os pode despedir a todos (figura que não atemoriza ninguém desde que paguem as indemnizações e preencham o papelucho para o fundo de desemprego).

Relativamente à conferência em si, é algo que ainda não dá para saber se havemos de rir ou se havemos de chorar. Se considerarmos as intervenções ao nível político, do Secretário de Estado da Educação e do Secretário de Estado do trabalho, então acho que devíamos chorar. Isto, porque é impressionante a capacidade que o ser humano tem de dizer tanta asneira num curto espaço de tempo, a isto há a acrescentar que, parecendo que não, os discursos em forma de circunferência são uma arte (a arte de falar muito e não dizer nada). Estas duas criaturinhas estavam completamente a apanhar bonés. Se considerarmos as expressões nos rostos da audiência, então devíamos rir porque se aperceberam lindamente que quem discursava não via um boi sobre o assunto e muito menos sabia como relacioná-lo com a política nacional. Mas pronto, são "Suas Excelências os Secretários de Estado" e ficava mal chamarmos-lhes atrasados mentais, por isso fazemos-lhes uma vénia e sorrimos fazendo de conta que eles são altamente inteligentes.

Já no que respeita à direcção geral do ensino superior, esta até esteve relativamente benzinho muito embora se tivesse baralhado, um pouco, quanto aos números das mobilidades Erasmus. É claro que os meus colegas do Erasmus estavam com os cabelinhos em pé devido a alguns disparates que a senhora disse mas pronto, podia ter sido pior e pelo menos a senhora fez algum esforço para estudar a lição. Isso em si é positivo. No entanto, quem esteve bem (no meio daquele deserto de ideias alguém tinha de sobressaír) foi, na minha óptica, o Secretário de Estado do Ensino Superior. Este sim, de algum modo salvou a honra do convento e pelo menos reconheceu o trabalho das pessoas do burgo (mas foi o único que o fez, porque a "nossa senhora" era tudo "eu", "eu", "eu". Ora o "eu", neste caso ela, não fez porra nenhuma e só não faltou à conferência porque os Secretários de Estado confirmaram as suas presenças, caso contrário teria feito aquilo que fez na Conferência do dia seguinte enviando um sms dizendo que estava doente e com febre. Ou seja, gere esta porcaria com os pés mas depois não quer dar a cara. Consclusão, está em perfeitas condições para um dia vir a ser Ministra de qualquer coisa uma vez que já adquiriu a competência da irresponsabilidade).

Em termos de conclusões, não há nenhumas. Aquilo foi de um autismo pegadinho. Gostava de não ter feito parte deste circo mas, há que admitir que também me pagam para - de vez em quando - colocar o nariz vermelho e fazer de palhaço por muito revoltante e repugnante que seja. No entanto, e no meio disto tudo, o que me deixa feliz é que ao menos, já que somos palhaços, somos palhaços com muito estilo e com uma categoria que aquela gentinha nunca terá. Eu sei que isto é muito azedo mas o meu sentimento de revolta é muito grande. Aliás, neste momento já nem se trata bem de um sentimento de revolta. É ódio. Ódio puro e duro, daquele que vem de dentro e constitui uma força devastadora, daquele que cega e não conhece limites. Por isso sim, isto até pode ser muito azedo mas de momento o azedume é o mal menor.

4 comentários:

Anónimo disse...

Preocupante mesmo é a quantidade desses quadrúpedes do middle management (mana-quê?) socialista espalhados por tudo o que é Secretaria de Estado, Instituto, Gabinete e afins...
E o que é grave mesmo é a impunidade com que essa gentinha bandalha se vai passando por cargos, benesses, promoções e louvores. Cá por mim estariam todos bem arrumadinhos entre um camião e uma parede.

Anthrax disse...

Meu caro amigo coelhão! Folgo em vê-lo por estas bandas! :)

Eu também gostava mesmo de os ver arrumadinhos entre um camião e uma parede. No entanto, confesso que, também não sou totalmente avesso à ideia de os ver arrumadinhos debaixo das rodas do camião. São criaturas nojentas, pessonhentas e asquerosas. Não tenho, nem merecem qualquer tipo de respeito da minha parte, independentemente, da eventual questão da hierarquia.

Desprezo-os(as). E a primeira oportunidade que tiver de lhes arrancar a cabeça fá-lo-ei, seja hoje, amanhã, ou daqui a 500 anos. Está tudo anotadinho no meu "Book of Grudges".

invisivel disse...

Nem me atrevo...
Não vá sobrar cá pró menino!

:)))

Anthrax disse...

Caro invisivel,

Estava aqui a folhear o dito "Book" e não, o meu amigo ainda lá não está inscrito.

Por isso, pode atrever-se à vontadinha. :)