
Pergunta:
Porque é que na Grécia paguei 3,80 € por um cappucino?
Resposta:
Olhem para a fotografia e logo vêem.
Ao contrário do que acontece em Portugal - que quando uma pessoa pede um café, ou um cappuccino, ou outra coisa qualquer, é exactamente isso que lhe dão sem tirar nem pôr - na Grécia, neste caso em Salónica, quando nos sentamos num daqueles magníficos cafés e pedimos um café, um cappucinno, ou uma outra coisa qualquer (até porque as listas costumam ser extensas apresentando uma variedade enorme de tudo o que tenha a ver com café), pagamos 3,80 € mas o dito vem com toda uma parafernália atrás.
Para começar, assim que alguém se senta numa mesa (seja num café ou num restaurante) logo aparece um empregado(a) que nos põe um copo e uma garrafa ou um jarro de água fresca à frente, sem que ninguém tenha pedido e sem se pagar mais por isso. Entrega-nos a lista, seleccionamos o que queremos, pedimos e quando vem o nosso pedido, normalmente, vem sempre com mais qualquer coisita para irmos debicando. Ora são bolachinhas, ora são bolinhos, também podem ser salgadinhos se tivermos pedido outra coisa que não café, enfim pagamos mas somos bem servidos.
Pensam vocês que os cafés e as esplanadas estão às moscas?? Ah ah ah!
Tirando de manhãzinha, tipo 9-10 horas que, de facto, ainda estão no período de abertura, a partir do meio-dia em diante é sempre a crescer. Ao fim da tarde, já é dificil encontrarmos um lugar para nos sentarmos e à noite é dificil não tropeçar em ninguém. É assim todos os dias e não estamos a falar de cafés, propriamente, pequenos nem afastados uns dos outros. Estamos a falar de espaços médios e grandes, porta-sim-porta-sim. Acham que a crise ainda não chegou à Grécia? Claro que chegou! A diferença é que os gregos optam por viver a vida, por apreciar a vida, enquanto nós portugueses optamos por carregar a vida às costas.
Os empresários da restauração deviam aprender qualquer coisita com os seus congéneres gregos e estão a ver o bolito de chocolate da fotografia? Estava um espectáculo.
Sem comentários:
Enviar um comentário