Quando os rumores passam a factos é a altura em que a «shit hits the fan». E neste momento, já não se trata do "diz que disse" mas, vem - efectivamente - por escrito nos e-mails da Comissão.
Isto é, basicamente, o que está a acontecer por aqui no burgo. A Comissão Europeia acordou e foi entregue o ultimatum.
Não só não entregaram os relatórios de funcionamento que lhe competiam, como também a «Declaration of Assurance» exigida como pré-requisito para o funcionamento do burgo não foi aceite pela C.E. Desconheço o fundamento da não aceitação mas, sei que para ser aceite o burgo português tinha de cumprir com uma série de critérios pré-definidos.
Aparentemente não cumpriu e agora a falta de financiamento comunitário, pelo menos, para 2007 é uma realidade.
As consequências disto são várias:
1º Só aqui da nossa parte, vamos ter - aproximadamente - entre 1000 beneficiários (pessoas singulares e colectivas), à perna por lhes ter sido garantido que havia dinheiro, para lhes pagar as subvenções que lhes foram aprovadas em sede de candidatura, e agora parece que talvez não haja (estamos a falar, para esta gente toda, da distribuição de um orçamento de cerca de 3 milhoes de euros, mais coisa menos coisa).
2º Da parte das outras equipas, o cenário apresenta-se tão negro como o do 1º caso com a agravante de que nos projectos no âmbito da formação profissional os montantes das subvenções são bem mais elevados ( estamos a falar de valores entre os 300.000,000 € e os 400.000,00€ por projecto, o que significa que estes moços são capazes de ficar um bocado aborrecidos).
3º No final deste mês é que vai haver berraria da grande quando as Instituições do Ensino Superior - que participam num programa comunitário de intercâmbio sobejamente conhecido - começarem a perceber que não vão receber o dinheiro. E aqui, não estamos mesmo a falar de uns meros tostões. As verbas para este programa de que vos falo são bastante mais elevadas do que as dos outros dois.
Graças a Deus vou de férias! Se quiserem mandem-me a carta de despedimento para casa - tal como manda o figurino... CTT, Registada e com Aviso de Recepção - que eu depois ponho o meu advogado a tratar do encerramento das minhas contas (até parece que sou rico não é? Mas é mentira, não sou. Só que já aprendi que só existem duas maneiras de lidar com esta gente, o contratamos os serviços de uns malfeitores para lhes dar um valente entoxe e passarem 15 dias no hospital - o que é crime... infelizmente, devia haver excepções - ou contratamos um advogado, mesmo não sendo ricos).
Mas note-se, a criaturinha execrável que dirige esta bagunça aqui desde Maio do ano passado, é muito boa, tem uma competência para a gestão impressionante e uma capacidade para o relacionamento inter-pessoal fabuloso. Se alguém anda à procura do Elo Perdido, aposto que já passou por ela e não a viu, porque quando descobrirem este exemplar vai ser um sucesso garantido. Há é que ter alguma paciência porque como a criaturinha ainda não ultrapassou a fase da pré-verbalização, a comunicação pode ser um pouco complicada.
Ah sim! E como o nosso Elozinho de estimação tem umas competências de gestão tão fantásticas, é ela que vai dirigir a gestão de todos os fundos do QREN.
É assim, alguém que possa fazer alguma coisa é melhor fazer agora porque se não fizerem agora, não vão haver fundos comunitários 2007-2013.
2 comentários:
Pira-te daí.
O barco já afundou à muito tempo e as ratazanas tomaram conta da orquestra...
Vou pirar-me, vou!
Só estou a ver é para onde. Ando aí a ver umas coisas mas isto leva tempo.
Enviar um comentário